Comunicação Social

Notícia

Cajufa debate judicialização da saúde

        O Centro de Apoio aos Juízes da Fazenda Pública e Acidentes de Trabalho (Cajufa) do Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu ontem (18) especialistas para debater a judicialização da saúde, em especial pedidos de fornecimento de insulina feitos por pacientes com diabetes.
        
O juiz coordenador do Cajufa, Adriano Marcos Laroca, fez a abertura dos trabalhos e apresentou os expositores, o médico José Mauro Del Rollo Correa, e o médico sanitarista do Núcleo de Análise e Projetos de Avaliação de Tecnologias da Saúde, José Ruben de Alcântara Bonfim.
        
José Mauro atua no grupo técnico médico de coordenação das demandas estratégicas do SUS, da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo ele, “a judicialização é uma preocupação real da Secretaria”, já que estatísticas mostram que o número de pedidos de remédios feitos ao Judiciário aumentou consideravelmente em cinco anos. “É uma situação extremamente complexa”, afirmou.
        
“O magistrado fará o melhor julgamento quando estiver imbuído das melhores informações”, disse José Rubens. O médico apresentou os resultados de diversos estudos sobre diabetes para embasar o debate.
        
Após as palestras, foi realizada uma sessão de debates, que contou com a participação de magistrados, servidores, da assistente técnico do gabinete da Secretaria da Saúde, Paula Sue Siqueira, e da farmacêutica Daniela Mello, da Rede Paulista de Avaliação de Tecnologia em Saúde.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP