Comunicação Social

Notícia

TJSP prestigia solenidade de encerramento do Curso de Gestão de Recursos de Defesa

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, prestigiou ontem (8) a solenidade de encerramento do Curso de Gestão de Recursos de Defesa, da Escola Superior de Guerra, realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Entre os formandos estavam o juiz assessor da Presidência Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho e o servidor da Secretaria de Planejamento Estratégico Emerson Martins. Os alunos receberam certificados e distintivos.
        
O curso tem a finalidade de permitir melhor entendimento das demandas e da aplicação de recursos no setor de defesa, sendo um instrumento de formação de opinião com amplitude de abordagens como o Poder Nacional, Relações Internacionais, Políticas e Gestão dos Recursos Públicos, abrindo caminho para aprofundamentos futuros. Desde 2006 o curso acontece em São Paulo e diplomou até o ano passado vinte turmas, totalizando 828 formandos. 
        
A turma deste ano, composta por 29 estagiários civis e militares, integrantes de diversas instituições das iniciativas pública e privada, foi homenageada com o nome "Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon", patrono escolhido pelos formandos.  

        Escolhido para discursar em nome dos diplomados, o tenente-coronel Iury Nicholau Tschudar falou sobre a trajetória do patrono, a Escola Superior de Guerra e o Curso de Gestão de Recursos de Defesa. Ele ressaltou que a turma Marechal Rondon 2016 adquiriu novos conhecimentos e amizades, que de maneira indelével traçou novos rumos aos destinos dos formandos. "Sejamos então como o nosso patrono. Vamos agora defender e engrandecer o nosso Brasil!".
        
A formanda Juliana Limongi Matuck Feres, representando os colegas, convidou os presentes para o descerramento da placa que simboliza a passagem deles pelo curso. Ela declarou que "Marechal Rondon, ícone da história brasileira, e patrono da Arma de Comunicação do Exército, cede não apenas seu nome a esta turma, mas também, sua motivação. Após palestras, ensinamentos, debates e visitas somos privilegiados pelo conhecimento adquirido. Saímos do curso com a missão de comunicar e disseminar assuntos de suma importância à defesa e segurança nacional. Temas tão pouco divulgados e conhecidos. Seremos como ‘as linhas telegráficas’ de Rondon, no intuito de unirmos ‘Brasis’ tão distantes em conhecimento", declarou.
        
Em nome da Escola Superior de Guerra falou o tenente-brigadeiro-do ar, Rafael Rodrigues Filho, e o diretor do Departamento da Indústria de Defesa/Comdefesa/Fiesp, Jairo Cândido, em nome da sua instituição.    Compuseram também a mesa de honra o comandante militar do Sudeste, general do exército Mauro Cesar Lourena Cid; o diretor executivo de projetos da Fiesp, tenente-brigadeiro-do-ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; o comandante do 8º Distrito Naval, Glauco Castilho Dall'Antonia; o comandante do IV Comar, major-brigadeiro-do-ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o diretor do curso, brigadeiro José Carlos da Silva e o comandante-geral da GCM, Gilson Menezes.
        A
o final, os alunos homenagearam os instrutores como forma de agradecimento pelos ensinamentos compartilhados.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP