Comunicação Social

Notícia

Judiciário paulista prestigia posse no STF

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, representando os magistrados paulistas, esteve hoje (12), em Brasília, na sessão solene de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do ministro Dias Toffoli na Vice-Presidência. De São Paulo, também estiveram presentes o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE SP), desembargador Mário Devienne Ferraz, o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Jayme Martins de Oliveira Neto e o juiz assessor da CGJ Leandro Galluzzi dos Santos, representando o corregedor-geral da Justiça.
        
A solenidade contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, dos presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, integrantes dos Três Poderes, atores, escritores e personalidades da área jurídica. O hino nacional foi executado pelo cantor e compositor Caetano Veloso.
        
A ministra Cármen Lúcia comandará a mais alta Corte da Justiça brasileira no biênio 2016/2018 e também acumulará a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante a cerimônia, fizeram uso da palavra o decano ministro Celso de Mello, que falou em nome do STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia.
        
A nova presidente do STF e do CNJ falou da necessidade de transformar o Judiciário. “Justiça é um sentimento que a humanidade inteira acalenta... Não é possível vivermos sem Justiça... O juiz é depositário dessa fé”, disse a ministra que destacou a jurisdição como “um serviço público essencial”.
        
Cármen Lúcia foi a primeira mulher a ocupar a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a segunda a presidir o STF. Mineira de Montes Claros, formou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RN e SCO/STF (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP