Comunicação Social

Notícia

TJSP promove seminário "A importância da Saúde na Gestão de Pessoas"

        Cerca de 400 funcionários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo participam do IV Seminário “A importância da Saúde na Gestão de Pessoas” promovido pela Secretaria de Planejamento de Recursos Humanos – Área Médica e Odontológica, do TJSP. 
        O objetivo é transferir conhecimentos e promover a reflexão sobre a importância da promoção de saúde para a melhoria da qualidade de vida de todos, com ênfase em medidas de prevenção de doenças. 
        Na abertura do seminário, o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, representando o presidente, Roberto Antonio Vallim Bellocchi, afirmou que no ano passado os 11 ambulatórios médicos do TJSP atenderam 29 mil pessoas (funcionários e magistrados). Ele falou ainda da necessidade de expansão para outros fóruns, bem como da contratação de médicos e enfermeiros. O desembargador Viana Santos é também coordenador da Área Médica e Odontológica do TJSP.             
        Em seguida, a médica Dolores Pardini falou sobre Obesidade: Mitos e Medos. Inicialmente ela conceituou obesidade, ensinou como calcular a massa corpórea e explicou  o que vem a ser a  gordura visceral  e os males que causa à saúde. “A gordura abdominal é pior que a do gordo obeso por inteiro, pois ela  envolve todas as vísceras como pâncreas e fígado”, ressaltou. Dolores Pardini abordou também, entre outros temas, a obesidade infantil  e a necessidade da reeducação alimentar e da prática  de exercícios físicos para  se ter uma vida saudável.             
        Na seqüência, a médica e psicóloga Vera Lúcia Zaher discorreu sobre “Felicidade no Trabalho e Assédio Moral”, estabelecendo a diferença entre assédio e conflito no trabalho. “Uma pessoa humilha a outra para fortalecer sua autoestima e demonstrar poder. Cada um deve contribuir para o bem estar no trabalho, convivendo com as diferenças: realidades, culturas e mundos diferentes”, frisou a psicóloga.
         Antes do término da palestra Vera Lúcia lançou aos participantes uma pergunta para a reflexão: o que cada um realmente pensa sobre o seu trabalho e quais as possibilidades de melhorar a sua função? Ela incentivou a prática do diálogo nos cartórios entre funcionários e juízes a fim de mudar posturas e relacionamentos, para aperfeiçoar o  convívio e a qualidade do trabalho. 
    Vera Lúcia finalizou com um poema de Fernando Pessoa e enfatizou o trecho “pedra no caminho? Guarda-as todas, um dia vou construir um castelo...”.
    No período da tarde, as palestras foram ministradas pelos médicos João da Silva Mendonça, sobre Doenças Emergentes – Influenza A e Hepatite C”e  Ricardo Pinto Antunes que falou a respeito da Prevenção do Câncer na Atualidade.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP