Comunicação Social

Notícia

Juiz prestigia Feira Cultural em penitenciária de Guarulhos

O juiz da Vara de Execuções Criminais de Guarulhos, Jayme Garcia dos Santos, esteve no último dia da Feira Cultural na Penitenciária José Parada Pinto, também em Guarulhos, na tarde desta sexta-feira (13/11).  
A administração do presídio possibilitou que os detentos desenvolvessem trabalhos nas áreas de poesia, música, artesanato, com exposição nos dias 11, 12 e 13 de novembro. O evento contou com a parceria e o incentivo da Vara de Execuções Criminais da cidade.  “Iniciativas como esta contribuem para a inclusão do detento à sociedade e trabalhamos arduamente para que isto realmente aconteça”, comentou o juiz.
A feira cultural deste ano contou com o tema “Saúde”, mais propriamente com o assunto “tabagismo”. Cartazes, maquetes, trabalhos manuais sobre o assunto foram apresentados à população carcerária. Uma peça teatral escrita e encenada por presos também foi apresentada, assim como os melhores trabalhos de música e de poesia.
O juiz da 2ª Vara Criminal de Guarulhos, Fábio Aguiar Munhoz Soares, estudantes de Direito e autoridades da cidade também compareceram no último dia da mostra.
“Estamos torcendo para que em edições posteriores a exposição também seja aberta a familiares dos presos”, observou o responsável pelo Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente – IBIMM, Edris Queiroz. O Instituto também é parceiro da Mostra cultural, que já está na 3ª edição. A edição anterior teve como tema “Meio Ambiente e Reciclagem de lixo”.
Nos dias de evento, os presos acompanharam palestras a respeito do tema proposto e assistiram a um filme também sobre o assunto. “O objetivo da mostra cultural é chamar a atenção da população carcerária para a cultura, como forma de sair da rotina da prisão”, completou a agente de segurança Maria Betania Pinheiro Leite, uma das responsáveis pela organização da feira.
Há também uma biblioteca com acervo considerável à disposição dos presos, onde nesta semana estava montada uma exposição com obras de Machado de Assis e Monteiro Lobato.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP