Comunicação Social

Notícia

Corregedoria Geral da Justiça avalia resultados de correição realizada em Campinas

        A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) realizou, entre os dias 19 e 23/9, correição ordinária nas unidades judiciais da Comarca da Campinas.
        
Devido à importância da Comarca – principalmente em razão do seu grande movimento judiciário –, optou-se pela realização de correição em todas as unidades judiciais, inclusive do Foro Regional de Vila Mimosa, assim como no 2º Registro de Imóveis e no Registro Civil das Pessoas Naturais do 3º Subdistrito. No total, foram 32 unidades visitadas, sendo duas varas do Júri, duas da Infância e Juventude, duas do Juizado Especial Cível, dez varas cíveis, quatro varas de Família e Sucessões, duas da Fazenda Pública, setor de Execuções Fiscais, seis varas criminais, duas varas de Execuções Criminais e Deecrim, além de cinco varas judiciais no Foro Regional de Vila Mimosa. Trata-se, sem dúvida, de uma das maiores correições já feitas pela CGJ, destacando-se que na Comarca tramitam cerca de 867 mil processos.
        
Estiveram presentes à solenidade de abertura os desembargadores Antônio Mário de Castro Figliolia, Cláudio Augusto Pedrassi, Dimas Borelli Thomaz Júnior (coordenador da 8ª Circunscrição Judiciária – Campinas), Euvaldo Chaib Filho, Ligia Cristina de Araújo Bisogni, Luiz Fernando Vaggione, Paulo Magalhães da Costa Coelho, Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho, Arthur Marques e Silva e Caio Eduardo Canguçu de Almeida (aposentado).
        
Ao iniciar os trabalhos, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, se reuniu com os representantes da OAB local Daniel Blikstein (presidente da 3ª Subseção); Luciana Freitas Sanches Cunha (vice); Ivan Castrese (diretor-tesoureiro); Antonio Carlos Chiminazzo (presidente do Conselho Regional de Prerrogativas da 5ª região); e o advogado Luciano Barbosa Petito, que agradeceram a preocupação da CGJ e se comprometeram a apresentar, por escrito, sugestões e/ou reclamações diretamente no Gabinete da Corregedoria Geral da Justiça.
        
Participaram da correição 25 funcionários da equipe da Corregedoria (GTJud), coordenados pela Senhora Patrícia Sanchez, que lá permaneceram durante toda a semana apontando sugestões para o aprimoramento dos trabalhos das unidades judiciais e a correção de problemas pontuais, acompanhados dos dezoito juízes assessores da CGJ.
        
Durante a correição foram constatados problemas relacionados às dificuldades enfrentadas por magistrados e servidores em razão do grande volume de serviço, pelo que o corregedor-geral da Justiça se comprometeu a trabalhar juntamente com a Presidência do Tribunal a fim de equacionar o problema. Pereira Calças e a equipe de juízes assessores constataram ainda que algumas unidades judiciais apresentam ótima gestão cartorária, graças ao esforço dos magistrados e servidores, o que precisa ser destacado.
        
*Com informações da CGJ.

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP