Comunicação Social

Notícia

Presidente do TJAM conhece o funcionamento do Cartório do Futuro

        O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, visitou hoje (11) o Fórum João Mendes Júnior, no centro da Capital, para conhecer de perto as Unidades de Processamento Judicial (UPJ), conhecidas como “Cartório do Futuro”, uma iniciativa pioneira do TJSP. O magistrado visitante foi recebido pelo corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Completaram a comitiva do Amazonas o juiz diretor de tecnologia do TJAM, Marco Antonio Costa, e o consultor jurídico da Presidência, Rodrigo Ribeiro Bastos. 
        
A primeira parada foi na Unidade Remota de Processamento Digital (URPD), que completou um ano de funcionamento em outubro. A URPD é responsável por auxiliar a distância unidades judiciais de primeiro grau no cumprimento das ações em formato eletrônico e, com isso, agilizar a prestação jurisdicional. O desembargador Pereira Calças falou sobre a exitosa experiência da unidade e funcionários do local explicaram para o presidente do TJAM como o serviço funciona na prática. “O senhor pode ver no brilho dos olhos dos juízes e funcionários o que é mais importante: o comprometimento com o trabalho realizado”, disse o corregedor-geral a Pascarelli Lopes.
        
Em seguida, a juíza corregedora da UPJ1, Anna Paula Dias da Costa, recebeu os visitantes e contou como foi o processo de implantação do Cartório do Futuro e como o Tribunal amazonense pode beneficiar-se com o projeto. “O juiz vê o trabalho rendendo e vê o jurisdicionado satisfeito”, afirmou. A unidade foi lançada em novembro de 2014 e atende da 41ª até a 45ª Varas Cíveis da Capital. O modelo, além de unificar os cartórios, adota uma nova divisão das tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico.
        
Depois a comitiva conheceu o atendimento no balcão da UPJ1 e o cartório da unidade. O juiz diretor da 1ª Região Administrativa Judiciária – Grande São Paulo, Regis de Castilho Barbosa Filho, e o juiz assessor da Presidência para assuntos de Tecnologia da Informação Aléssio Martins Gonçalves falaram sobre a importância de fornecer treinamento para que os servidores utilizem da melhor forma possível as ferramentas digitais. Explicaram que o TJSP implantou o projeto Justiça Bandeirante com esse objetivo e que vem sendo uma iniciativa bem-sucedida.
        
“Foi um dia extremamente positivo”, afirmou o presidente do TJAM. “O Cartório do Futuro cobriu todas as minhas expectativas. Espero implantar a iniciativa com o mesmo sucesso em Manaus”, disse ele. “Agradeço a atenção dos magistrados do TJSP.”
        
Acompanharam a visita e ajudaram a tirar dúvidas os juízes assessores da Corregedoria Fabio Coimbra Junqueira, Gabriel Pires de Campos Sormani, Marco Fábio Morsello, Renata Mota Maciel Madeira Dezem e Rodrigo Marzola Colombini; e o secretário de Primeira Instância, Pedro Cristovão Pinto.
         
        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP