Comunicação Social

Notícia

Nova Granada e Palestina recebem unidades de Cejusc

TJSP já conta com 181 Cejuscs em funcionamento no Estado

 

        No último dia 26, o Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) nas comarcas de Nova Granada e Palestina.  O  desembargador Carlos Alberto Mousinho dos Santos, integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), representou o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Com essas instalações, o TJSP atinge 181 unidades em funcionamento. 

        Nova Granada    

        “Aos conciliadores dignos que elevam o prestígio e credibilidade da conciliação, o nosso reconhecimento. Aos dedicados funcionários do Tribunal de Justiça, busquem o aprimoramento constante, prossigam firmes em seu valioso trabalho", afirmou o desembargador Carlos Alberto Mousinho dos Santos.

        Também fizeram uso da palavra o juiz diretor do fórum e coordenador do Cejusc, Fabiano Rodrigues Crepaldi e a prefeita de Nova Granada, Ana Célia Ribeiro Arroyo Salvador.

        Prestigiaram a solenidade a prefeita de Icém, Juliana Rodrigues dos Santos; o secretário da Cultura do munícipio de Onda Verde, André Martins Norberto, representando o prefeito; o presidente da Câmara Municipal de Nova Granada, vereador João Lindolfo Ferreira; a promotora de Justiça Aline Kleer da Silva Martins Fernandes; a advogada Tatiana da Silva Arede, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Nova Granada; o delegado de policia de Nova Granada, Renato Gomes Camacho; o sargento PM Matheus Bianchini de Lima, representando o comandante da Policia Militar de Nova Granada; servidores e convidados.

        A unidade funciona na Rua Julio Frasson, s/nº, Bairro da Estação, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

        Palestina
        
Ao proferir seu discurso, o desembargador Carlos Alberto Mousinho dos Santos afirmou que “os meios alternativos de solução de conflitos não só servem para desafogar o Judiciário, mas para melhor atender à população. A solução desses conflitos com a participação das partes usando os métodos consensuais gera um maior comprometimento destas com o compromisso assumido. Que o sonho da conciliação se torne uma realidade em nosso Estado e que germine junto a esta Comarca de Palestina”. 

        Também fizeram uso da palavra a juíza diretora e coordenadora do Cejusc, Andressa Maria Marchiori Polido e o prefeito de Palestina, Fernando Luiz Semedo. 
        
Prestigiaram o evento o vice-prefeito de Palestina, Reinaldo Aparecido Cunha; o promotor de Justiça Gustavo Yamaguchi Miyazaki; o advogado João Gonçalves Vicente Neto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Palestina; o delegado de policia de Palestina, capitão Milton Fábio B. Zanini; o presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade, Silvio Teixeira da Silva;  servidores e convidados.

        A unidade funciona no fórum local (Rua Capitão Faria, 1048 – Centro), de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

        Cejuscs
        
As unidades atendem demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família. Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito.
        O interessado procura o Cejusc para uma tentativa de acordo e sai com a data e o horário que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite.

        No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para a demanda, tudo sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a mesma validade de uma decisão judicial.

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / Cejuscs Nova Granada e Palestina (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP