Comunicação Social

Notícia

TJSP realiza campanha Hepatite Zero no Foro Regional do Butantã

Servidores e magistrados realizaram testes de hepatite C.

 

        Magistrados, servidores e advogados que atuam no Foro Regional do Butantã participaram, na última quarta-feira (16), de testagem gratuita para o vírus da Hepatite C. A iniciativa faz parte da Campanha Hepatite Zero, promovida pelo Rotary Club Internacional em todo o território nacional para conscientização do diagnóstico precoce da doença.

        A hepatite C não apresenta nenhum sintoma no estágio inicial, razão pela qual a testagem é tão importante e pode ser considerada a única arma para o tratamento precoce e para a cura. Só no Brasil, estima-se que três milhões de pessoas estejam infectadas e 12 morram por dia em consequência da doença. O vírus agride o fígado, quase sempre sem sintomas, e em estágio mais avançado provoca disfunções hepáticas, cirrose e até câncer.

        A disponibilização dos testes foi solicitada pela juíza da Vara da Região Oeste de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Tatiane Moreira Lima. A juíza diretora Mônica de Cássia Thomaz Perez Reis Lobo abraçou a causa e obteve autorização da Secretaria da Área da Saúde (SAS) e da Presidência do Tribunal para a realização do evento.

        No total, foram feitos 125 testes por professores e estagiários voluntários do curso de enfermagem do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Os resultados foram entregues aproximadamente 15 minutos após sua aplicação.

        A iniciativa também contou com o apoio da ONG Projeto de Responsabilidade Social Visão em Saúde (Provisa), sob a coordenação da gestora Maria de Lourdes de Oliveira.


        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / Divulgação (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP