Comunicação Social

Notícia

Secretaria da Área da Saúde promove palestra sobre depressão

Palestra foi realizada em parceria com o Serviço Psicossocial Clínico no Fórum da Barra Funda.

 

        O Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães foi palco hoje (21) da palestra “Cuide de Sua Mente – Depressão”, ministrada por integrantes das equipes da Secretaria da Área da Saúde (SAS) em parceria com o Serviço Psicossocial Clínico do Tribunal de Justiça de São Paulo.

        O evento foi aberto pelo coordenador de Promoção à Saúde da SAS, Marcelo Angotti, responsável por apresentar os palestrantes. Primeiro a fazer uso da palavra,  o médico psiquiatra da Secretaria, Alber Morais Dias, destacou inicialmente as diferenças entre depressão e tristeza, mostrando algumas particularidades de ambas. O médico enumerou aspectos biológicos relacionados à depressão, assim como alguns neurotransmissores mais estudados no tratamento do problema, como a serotonina e a dopamina, entre outros.  Abordou também questões sociais e psicológicas que podem contribuir para a instalação de um quadro depressivo, como, por exemplo, a pressão do dia a dia. Outro tema abordado foi o uso de medicamentos no tratamento da doença e do cuidado que se deve ter na prescrição deles, bem como de outras ferramentas utilizadas pelos psiquiatras, como os exercícios físicos.

        Em seguida foi a vez da assistente social judiciário Sandra Maria Andrade de Freitas falar dos aspectos sociais que podem influenciar no tratamento da doença como a qualidade de vida, o convívio em sociedade e a informação em massa, que atualmente é despejada nas pessoas pelos múltiplos meios de comunicação. Ela lembrou também do estresse inerente ao mundo atual e como ele atinge os mais variados grupos de pessoas como os jovens, os idosos, os migrantes que chegam às grandes cidades vindos do interior e as relações familiares que podem atingir, tanto positiva como negativamente, a personalidade e o aspecto psicológico das pessoas.

        A psicóloga clínica Leila Josefina Rodrigues Vianna, supervisora do Serviço Psicossocial Clínico do TJSP,  falou sobre a depressão do ponto de vista psicológico, mostrando cronologicamente como funciona a relação das pessoas consigo mesmas e com o mundo exterior, desde bebê, quando a mãe supre todas as suas necessidades, além de seu desenvolvimento psíquico ao longo dos anos, e a sua capacidade de lidar com as dificuldades da vida. “Quando essa capacidade falha, surge a sensação de desamparo e pode vir a depressão”, afirmou. Leila citou também, ao final, alguns fatores externos que podem levar à depressão, como uma separação conjugal, o luto ou uma doença grave, e até mesmo apenas a ameaça de vir a se concretizar algumas dessas possibilidades. Além disso, ela falou como a psicoterapia pode auxiliar a pessoa a se livrar do estado depressivo e outras formas de tratamento existentes atualmente. As palestras foram acompanhadas  pelo Secretário da SAS, Tarcísio dos Santos e pela diretora Andréa Cristina Menezes Pires Corrêa,
?        
O evento foi encerrado com uma sessão de perguntas e dúvidas colocadas aos palestrantes pelos presentes.

        
Comunicação Social TJSP – RP (texto) / DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP