Comunicação Social

Notícia

Em três dias, Senacon realiza mais de quinhentas sessões conciliatórias

Parque da Água Branca já recebeu 1,1 mil  pessoas.

 

        Em três dias de Semana Nacional da Conciliação as audiências realizadas no Parque da Água Branca movimentaram R$ 291.076,41. Compareceram cerca de 1.100 pessoas para resolver as demandas por meio da composição e foram realizadas 502 sessões conciliatórias, com 432 acordos.

        O juiz Ricardo Pereira Junior, que integra a Comissão Organizadora da Semana Nacional de Conciliação do TJSP e responde pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Capital, disse que os três dias de trabalho foram bastante proveitosos. “A cultura da conciliação está crescendo”, afirmou.

        Katia e Wellington – ambos com 33 anos de idade – compareceram ao Parque da Água Branca para assinar o divórcio. Foram casados por dez anos, estão separados de fato há quatro, e hoje puderam finalmente se divorciar. "A partir de agora me sinto livre para trabalhar, estudar e cuidar das minhas duas filhas”, disse Katia. Para Wellington, a conciliação foi simples e resolveu a situação amigavelmente, o que foi muito bom para ambos.  

        Daniela e Josias foram resolver questões da guarda e da pensão alimentícia dos filhos – um menino de 10 anos e outro de três. Separados há algum tempo, mas ainda vivendo na mesma casa, o desfecho da história foi diferente do que imaginavam. Durante a sessão conciliatória, com muito diálogo e compreensão, resolveram algumas pendências e decidiram reatar o relacionamento. O casal teve ainda o reconhecimento da união estável homologado por sentença. "A gente precisa deixar o orgulho de lado e tentar um novo recomeço", afirmou Daniela. “Vou retomar a missão e valorizar a minha família, e sei que a reconciliação vai depender de nós dois", declarou Josias.  

        O trabalho dos conciliadores é de grande importância para o sucesso da iniciativa. Para o conciliador Manoel Aquino do Nascimento, que auxiliou o casal, "a reconciliação somente foi possível por causa do respeito mútuo. Os dois estavam abertos ao diálogo para conquistar um final feliz", disse ele, que atua pela primeira vez na Semana Nacional da Conciliação.

        A Senacon segue até sexta-feira (25). 

   
        Comunicação Social TJSP – SO (texto e foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP