Comunicação Social

Notícia

Corrida da Conciliação entra para calendário de São José dos Campos

Agora é lei: corrida da conciliação em calendário oficial.

 

        Depois da 2ª edição da Corrida da Conciliação – idealizada pelo juiz José Eduardo Cordeiro Rocha, da 2ª Vara da Família e das Sucessões e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de São José dos Campos –, que marcou o início da Semana Nacional da Conciliação na região, o evento, abraçado por toda a comunidade jurídica e esportiva, entrou para o calendário oficial de corridas de rua e acontecerá todos os anos, sempre no domingo que precede a Semana Nacional da Conciliação.

        Na última quinta-feira (24), o projeto de lei, de autoria da vereadora Amélia Naomi, que instituiu oficialmente a Corrida da Conciliação como data comemorativa do município foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de São José dos Campos/SP.

        Corrida da Conciliação – Atrai até mesmo pessoas dos municípios vizinhos e representa a abertura informal e popular da Semana da Conciliação. As pessoas correm pelas ruas da cidade, com camiseta personalizada, com o tema da conciliação. Paralelamente a isso, o Cejusc intensifica suas atividades, com a concentração das sessões de conciliação e a realização de mutirões. É um evento simples, voltado à participação popular. Ao término, há a premiação dos melhores tempos, nas diversas categorias, aí incluídos deficientes visuais e pessoas com mobilidade reduzida. Neste ano, a premiação contou com a participação especial da nadadora Fabíola Molina, ex-atleta da seleção brasileira de natação, medalhista em Jogos Panamericanos e que representou o Brasil em Olimpíadas.

        Nesse projeto a participação de todos é essencial: as servidoras Bruna Bandecchi e Lilian Nolf Correa, respectivamente escrevente de sala e assistente jurídico da 2ª Vara da Família e das Sucessões de São José dos Campos estão entre as que colaboram com a Corrida da Conciliação. Bruna Bandecchi foi a criadora da logomarca que estampa a camiseta, as medalhas e os troféus. Lilian Nolf Correa foi fundamental no auxílio para a obtenção dos patrocínios e na divulgação da corrida.

        Depoimento – Segundo o juiz José Eduardo Cordeiro Rocha, “a ideia de criar uma corrida de rua para difundir a importância da cultura do diálogo surgiu no começo do ano passado, exatamente durante um treino ao ar livre. Há muitos anos adotei a corrida como hábito e participo de provas de longa distância. Por sua simplicidade, a corrida de rua poderia representar um meio eficaz de aproximação da população das ações realizadas pelo Poder Judiciário. A Prefeitura encampou a ideia e incorporou o evento ao calendário de corridas de rua, incluído no ranking oficial. Mas, era necessário que fosse aberta a todos, sem qualquer custo para os participantes. Para a difusão da causa da conciliação, fazia-se necessário o fornecimento de camisetas alusivas ao tema, para que ao longo do ano seguinte os participantes continuassem a usá-las em seus treinos pela cidade, com divulgação constante da importância do diálogo e também da existência do Cejusc. Iniciamos a busca por patrocinadores, juntamente com a vereadora Amélia Naomi e a servidora Lilian. Com o apoio de duas empresas da cidade, foi possível a confecção das camisetas. Assim foi realizada, no ano passado, a 1ª Corrida da Conciliação. Neste ano mais um patrocinador se juntou a nós e também pudemos contar com o apoio da atleta Fabíola Molina. Realizada no último dia 20, a corrida reuniu cerca de 2.300 pessoas, dentre elas servidores do Palácio da Justiça em São Paulo e que vieram prestigiar o evento, aos quais muito agradecemos. Quero ressaltar, também, a importância do trabalho dos servidores do Cejusc no dia do evento, sobretudo da chefe Regina Helena de Toledo Dias, e também dos servidores municipais responsáveis pela organização.”

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / Divulgação (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP