Comunicação Social

Notícia

TJSP entroniza busto de José Benedito Viana de Moraes

Homenageado foi advogado, jurista e professor de Direito.

 

        Desembargadores, juízes, advogados, integrantes do Ministério Público e autoridades civis e militares compareceram ontem (5) ao Palácio da Justiça para prestigiar a solenidade de entronização do busto de José Benedito Viana de Moraes. O homenageado, que também era conhecido como J. B. Viana de Moraes, nasceu em 1916, em São Paulo, e faleceu em 1998. Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1938. Foi advogado, jurista e professor de Direito. Atuou na Justiça Militar como advogado e promotor e representou o governo do Estado de São Paulo junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a presidência de Jânio Quadros criou a Polícia Federal e, quando Jânio foi prefeito de São Paulo, na década de 80, idealizou e criou a Guarda Civil Metropolitana.  

        A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, que representou o presidente. Logo no início, o Coral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp) cantou o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pelos presentes. Em seguida, a sócia do homenageado, Maria Celeste de Oliveira, juntamente com seus familiares, descerraram o busto.

        Ademir Benedito falou em nome do Tribunal. Apresentou o extenso currículo do homenageado e ressaltou: “O reconhecimento público do Tribunal ao Dr. Viana de Moraes demonstra à sociedade que, efetivamente, não se distribui, administra e realiza Justiça sem a participação dos advogados”.

        Em nome dos ex-colegas de trabalho e da OAB – Seção São Paulo, representando seu presidente no evento, falou o conselheiro federal e presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Luiz Flávio Borges D’Urso. “J. B. Viana de Moraes fez muito pela nossa classe e pelo Brasil.”

        A seguir, Tales Castelo Branco discursou em nome dos ex-alunos da Faculdade Mackenzie. “A vida do homenageado foi um magnífico exemplo de amor ao Direito Penal, quer por sua acendrada dedicação à Advocacia, quer pela sua amorosa abnegação ao magistério.”

        O último pronunciamento coube a Maria Celeste de Oliveira. Com emoção, ela agradeceu a homenagem e relatou como foi o convívio com J. B. Viana de Moraes durante os 26 anos em que trabalhou ao seu lado. “Combativo advogado criminal, querido professor e orador sempre aplaudido de pé em discursos, palestras e conferências, considerado pelos seus pares e pela família forense como o ‘Uirapuru das Tribunas’, pois, quando discursava, todos ficavam em tumular silêncio.”

        Também prestigiaram a solenidade o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; a desembargadora Maria Cristina Zucchi, representando o presidente da Seção de Direito Privado; o vice-presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Renzo Leonardi, representando o presidente; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), Braz Martins Neto; a presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo, Vitória Nogueira; o ministro Almino Afonso; os familiares do homenageado: filhos José Luiz e Amélia Fernanda; nora Adriana Pascale; e netos Juliana, Lucas e Luciana; convidados e servidores.  

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP