Comunicação Social

Notícia

Tribunal de Justiça homenageia a desembargadora Cristina Cotrofe

Magistrada participou de última sessão antes da aposentadoria.

 

        Na manhã desta quarta-feira (12), magistrados, amigos e familiares da desembargadora Maria Cristina Cotrofe Biasi prestaram uma singela homenagem durante sessão de julgamento da 8ª Câmara de Direito Público – última que participou antes da publicação de sua aposentadoria no Diário de Justiça Eletrônico (DJE). Além de ressaltarem sua brilhante trajetória profissional, foram unânimes ao enfatizar a firmeza nas decisões e a vontade de fazer justiça como grandes características da magistrada.

        As homenagens tiveram início com o presidente da câmara, desembargador Leonel Carlos da Costa, que destacou amizade e coragem como traços inerentes ao comportamento da colega. O presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, disse que sentirá muita falta da amiga ao retornar à câmara, da qual se afastou para assumir a Presidência do Tribunal. “É um grupo seleto de amigos com os quais tive uma convivência magnífica. Sentirei muito a sua falta quando eu retornar, uma pessoa sensível, de posições firmes e que trata bem todos os colegas, como deve ser. Cristina sempre chamou atenção por sua firmeza, deu significativa contribuição à Justiça e nesse período honrou muito a sua toga. Viemos aqui como seus admiradores. Que Deus a abençoe”, concluiu Paulo Dimas.

        O corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, também prestou sua homenagem. “Ao longo de sua vida se destacou como juíza, mas, sobretudo, como um ser humano brilhante. Vim aqui aplaudi-la e desejar felicidades. Quanto à toga, jamais a despiremos, é a toga moral, a toga do coração.”

        Amigo da homenageada desde a década de 90, o desembargador Ricardo Mair Anafe esclareceu que ela sempre foi uma pessoa autêntica, transparente e firme nas decisões. “Como profissional, sempre foi admirada por todos. Tenho certeza que cumpriu seu papel de ponta a ponta. Como magistrado, sinto muito, perderemos com todos os seus atributos. Como amigo, desejo que seja muito feliz nessa nova fase.”         

        Para o desembargador Antonio Celso Campo de Oliveira Faria, Cristina Cotrofe foi um grande exemplo. “Aprendi muito com o seu trabalho. Você enfrentou grandes desafios e venceu todos eles. Deixo um grande abraço.” O desembargador Carlos Otávio Bandeira Lins falou sobre o convívio com Cristina Cotrofe. “Dizendo o que precisava ser dito, fez com que o Tribunal de Justiça se engrandecesse ainda mais. Temos aqui uma pessoa muito querida.”

        A juíza Lídia Maria Andrade Conceição afirmou que teve a honra de conviver e acompanhar diversos momentos da carreira de Cristina, pois são amigas de longa data. “Reconheço que é hora de buscar novos caminhos, e nós todos prestamos essa homenagem porque você merece. Saiba que terá sempre a minha mais profunda amizade e admiração”, concluiu. 

        Vencida pela emoção, Maria Cristina Cotrofe Biasi contou que optou pela Magistratura como profissão e foi abençoada por Deus por conseguir abraçá-la durante 29 anos. “Penso que seguir uma carreira nos traz desafios e, no meio do caminho, algumas situações drásticas. Felizmente elas são esquecidas porque o prazer de atuar na Justiça faz com que os pequenos dissabores fiquem no esquecimento. Rendo homenagens ao meu gabinete, pois seria humanamente impossível encerrar as atividades sem deixar nenhum processo no acervo para meu sucessor se não contasse com a minha equipe. Se assim não fosse, não teria hoje esse privilégio. Alçarei novos voos. Dessa Corte, levo o orgulho de ter integrado o maior e melhor Tribunal do País. Dos meus colegas, levo o aprendizado. Meus amigos carregarei comigo no coração. Muito obrigada”, finalizou.

        Também participaram da homenagem os desembargadores Julio Cesar Spoladore Dominguez, Sérgio Rui da Fonseca, Flora Maria Nesi Tossi Silva e Dimas Borelli Thomaz Júnior; os juízes assessores André Carvalho e Silva de Almeida (Corregedoria) e Maria dos Anjos Garcia de Alcaraz da Fonseca (Vice-Presidência); o juiz Djalma Rubens Lofrano Filho; o pai e a irmã da homenageada, Walter Cotrofe e Regina Maria Cotrofe; além de colegas, advogados e servidores.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP