Comunicação Social

Notícia

Judiciário e instituições de ensino de São José do Rio Preto firmam parceria

Objetivo é utilizar clínicas de atendimento psicológico.

           

        No último dia 6, juízes das varas de Família e Sucessões de São José do Rio Preto se reuniram com as coordenadoras dos cursos de Psicologia de cinco instituições educacionais da cidade e com psicólogas do Setor Técnico do Poder Judiciário, representantes da Secretaria Municipal da Saúde e com integrantes do Ministério Público para firmar parceria com a Universidade Paulista (UNIP), Centro Universitário do Norte Paulista (Unorp) e União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago). O termo de cooperação tem por objetivo a disponibilização das clínicas de atendimento psicológico das instituições a demandantes nos processos em andamento nas varas de Família. As outras duas instituições – Centro Universitário de Rio Preto (Unirp) e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) – ainda não possuem estrutura para atendimento, mas se comprometeram a aderir ao projeto quando estiverem com as instalações prontas.

        Durante o encontro foi apresentado o projeto de Oficina de Parentalidade, que as varas de Família pretendem instalar em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de São José do Rio Preto.

       Na reunião também se tratou da criação de um canal de comunicação permanente entre Judiciário, município e comunidade (representada pelas faculdades) para a implementação da multidisciplinariedade, tão necessária para a solução dos conflitos familiares, que se une às inciativas já implementadas desde o início de 2016 envolvendo conciliação e mediação.

        O juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões de São José do Rio Preto, Ronaldo Guaranha Merighi, afirmou que, “com a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, a multidisciplinariedade nos atendimentos das demandas familiares ficou evidenciada e se faz necessária uma conjugação de esforços – entre Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Público e as faculdades locais – para que o atendimento psicológico gratuito possa ser disponibilizado para quem dele necessite”.

        Também participaram da reunião os juízes Jorge Luiz Abdalla Buassi e Tulio Marcos Faustino Dias Brandão; as coordenadoras Rosana Maria Garcia (UNIP), Maria José Oger (Unorp), Alini Danieli Viana Sabino (Unilago), Amélia Cristina Gomes (Unirp) e Maria Cristina Oliveira Santos Miyazaki (Famerp); o promotor de Justiça Ary César Hernandes; as psicólogas judiciárias Valéria Rodrigues Goulart Pasquareli, Sara Tereza Perez Morais, Simone de Biagi Borges, Taciana de Freitas Calmon e Valquíria Aparecida Godi Rabelo; e a assessora especial da Secretaria Municipal da Saúde, Amena Alcântara Ferraz Cury.

 

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / internet (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP