Comunicação Social

Notícia

TJSP inaugura retrato do desembargador Luiz Elias Tâmbara

    O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu hoje (21/12), a solenidade de inauguração do retrato do desembargador Luiz Elias Tâmbara, presidente do TJSP durante o biênio 2004/2005, para integrar a galeria de fotos do Palácio da Justiça. A solenidade foi iniciada com o descerramento do retrato, pela esposa de Tâmbara, Cleusa Maria Gomes Tâmbara. 
    Após, o vice-presidente do TJSP, Antonio Carlos Munhoz Soares, falou: “Aceitei o honroso convite para manifestar os dotes especiais do homenageado, dando-o por permanentemente inserido nesta galeria. Sua imagem e nome permanecerão aqui, ao lado de muitos outros, para sempre”. E discursou sobre o período em que Tâmbara foi presidente: “Luiz Elias Tâmbara enfrentou um dos períodos mais difíceis desta corte. Seu empenhou foi tão grande, que ficou com a saúde combalida. Por esse e por outros motivos, ele sempre mereceu a minha máxima admiração”. Acrescentou ainda: “Os grandes valores humanos se medem pelas obras. E a fé, sem obras, é morta. Desde sempre, sua vida esteve voltada à nossa instituição. Tâmbara sempre honrou o Tribunal de Justiça”. 
    Em seguida, Tâmbara falou sobre a homenagem: “Há momentos em nossa vida em que circunstâncias fortuitas se reúnem para tornar um instante especial, feliz e do qual nos lembraremos sempre. Este é um destes momentos aos quais me refiro”. Discursou, ainda, sobre o início da sua carreira: “Foi nesta sala, em 1966, que eu prestei meu exame oral, perante uma banca ilustre. A magistratura nos engrandece, nos preenche. Mas, há tempo de plantar e de colher. Há tempo de chegar e tempo de partir. A chegada é sempre festiva. A despedida, não. E, no limiar dos meus 70 anos, começo a me despedir deste Tribunal.” E finalizou: “Me dediquei ao máximo. Posso não ter vencido todas as batalhas, mas, creio que o meu saldo é favorável”. 
    Alexandre de Moraes, secretário de transportes e serviços da prefeitura de São Paulo, homenageou Tâmbara: “Só estou aqui porque admiro muito Luiz Elias Tâmbara. Eu aprendi muito com ele. Trabalhamos três anos juntos e sou testemunha da honradez e do respeito que ele tratava a todos. Vim, pessoalmente, agradecê-lo, por tudo o que fez pelo Poder Judiciário de São Paulo. É uma honra, como paulistano, tê-lo como um ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”. 
    O presidente Bellocchi encerrou a solenidade: “Realmente, foi nesta sala que tudo começou. Mas, o fim está chegando. Saímos de cabeça erguida, com a certeza do dever cumprido. Luiz Elias Tâmbara é um vencedor por onde passou. Obrigado por tudo o que me dedicara. Que Deus o acompanhe”.

Retrato do Ex-presidente Tâmbara


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP