Comunicação Social

Notícia

Judiciário inaugura novo fórum de Hortolândia

Novo edifício possui 14,2 mil metros quadrados.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou ontem (22) o novo fórum da Comarca de Hortolândia. O edifício de 14,2 mil metros quadrados é mais uma conquista na “missão de melhorar o serviço judicial em todo o Estado”, afirmou o presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

        O novo prédio, localizado na Rua Ímola, 75, bairro Jardim Firenze, foi construído em terreno doado pela Prefeitura. Ele receberá duas varas judiciais, cartórios, salas de audiência, Juizado Especial e espaço destinado à Defensoria Pública, Ministério Público e técnicos dos setores de Psicologia e Assistência Social. Existem 73.204 processos em andamento em Hortolândia. Destes, 20.126 são referentes a execuções fiscais e 15.898 da área Cível. Somente no mês de março deste ano, a comarca recebeu 1.606 novos processos. O município possui 219.039 habitantes, de acordo com o IBGE.

        A juíza diretora do fórum de Hortolândia, Juliana Ibrahim Guirao Kapor, declarou que o novo prédio é condizente com as dimensões da Justiça local, que recebe em média 20 mil novos processos por ano. Ela agradeceu ao TJSP. na pessoa do presidente: “O Tribunal de Justiça, sob sua direção, acolheu as demandas do povo”, afirmou.

        O presidente da Câmara Municipal de Hortolândia, vereador Edimilson Marcelo Afonso, destacou a atuação de Paulo Dimas. “Mais do que o novo prédio, o senhor tem ajudado a concretizar a Justiça na cidade.” Já o vereador Franksmar Messias Barboza elogiou a “atuação firme” da juíza Juliana e seu compromisso em bem atender os cidadãos do município. O prefeito da cidade, Ângelo Augusto Perugini, falou em nome dos moradores e agradeceu ao presidente e aos juízes da comarca.

        Ao tomar a palavra, Paulo Dimas ressaltou o “talento, competência e comprometimento” dos juízes e funcionários. “Temos que continuar lutando, continuar trabalhando”, declarou. “Somos todos servidores do povo, desde os mais graduados agentes políticos até os mais humildes funcionários”, continuou. O presidente aproveitou a oportunidade para saudar o juiz Nazario Guirao, pai da juíza Juliana, que prestigiou o evento. “É uma das legendas da Magistratura paulista”, afirmou.

        Títulos de cidadão – Na mesma solenidade, a Assembleia Legislativa de Hortolândia concedeu a Paulo Dimas e à Juliana Guirao Kapor títulos de cidadãos hortolandenses. A juíza, que judica na comarca desde 2006, afirmou sentir-se “integrada ao povo sofrido, ordeiro e trabalhador de Hortolândia”. O presidente agradeceu a iniciativa dos vereadores e disse que recebe o galardão em nome do TJSP.

        Também estiveram presentes a deputada federal Ana Perugini; o vice-prefeito de Hortolândia, José Nazareno Gomes; o juiz assessor chefe do Gabinete Civil da Presidência do TJSP, Fernando Figueiredo Bartoletti; a promotora de Justiça da Comarca de Hortolândia Luciana Belo Steluti, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; a juíza diretora do fórum de Sumaré, Ana Lia Beall; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Hortolândia, Marcello Valk de Souza; o coordenador da Associação Paulista de Magistrados na Circunscrição de Americana, juiz Eugênio Augusto Clementi Júnior, representando o presidente da Apamagis; os juízes da Comarca de Hortolândia Andre Forato Anhê, Heloísa Helena Palhares Montenegro de Moraes e Vítor Gambassi Pereira; o comandante do CPI-9, coronel PM Lourival da Silva Júnior, representando o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o procurador de Justiça Pedro de Jesus Juliotti, representando o presidente da Associação Paulista do Ministério Público; o promotor de Justiça da Comarca de Hortolândia Rafael Augusto Pressuto; o diretor do Centro de Detenção Provisória de Hortolândia, Miguel Clemente do Carmo, representando o secretário de Administração Penitenciária; o comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, capitão PM Fábio Pedron; o comandante do 48º BPM-I, tenente-coronel PM Carlos Fantin; o major PM Fagner Alexandre Pompiani, representando o comandante do CPI-2; os vereadores do município de Hortolândia Cleuzer Marques de Lima, Clodoaldo Silva Santos, Daniel Laranjeira, Edivaldo Souza Araújo, Francisco Pereira da Silva Filho, João Pereira da Silva (representando o deputado Chico Alencar), Luiz Carlos Silva Meira, Paulo Pereira Filho e Simone Lopes Bettini; o assessores parlamentares Eudice Leite (do deputado estadual Cauê Macris) e João Lage (da deputada estadual Célia Leão); a mãe da juíza diretora do fórum de Hortolândia, Eunice Guirao; o esposo da juíza diretora do fórum de Hortolândia, Humberto Capor; demais juízes, integrantes do MP, defensores públicos, advogados, secretários municipais, vereadores, autoridades civis e militares e servidores da Justiça.

 

Mais fotos no Flickr

 

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

Discurso


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP