Comunicação Social

Notícia

Tribunal de Justiça instala 3ª Vara de Ibitinga

    O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, inaugurou nesta terça-feira (29/12) a 3ª Vara Judicial da Comarca de Ibitinga. 
    Ao abrir a solenidade, o presidente disse que “a instalação da 3ª Vara é algo esperado há muito, mas só agora foi possível concretizá-la, pela burocracia inerente ao maior Tribunal de Justiça do mundo”. Segundo ele, os entraves são exclusivamente burocráticos, mas a informatização vem colaborando para a diminuição desses obstáculos.
    Na sequência, o discurso foi do juiz diretor do Fórum de Ibitinga, Roberto Raineri Simão. “Hoje, além da instalação da 3ª Vara Judicial, temos aprovada sua conversão em Vara Criminal, do Júri, das Execuções Criminais e da Infância e Juventude da Comarca de Ibitinga, com a conversão das duas varas já existentes em 1ª e 2ª Varas Cíveis. Presenciamos, desse modo, um momento histórico. A especialização das varas, devido ao incremento do volume dos serviços do Poder Judiciário, leva, sem dúvida alguma, a uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente, que, atende ao interesse público. É o que pretendeu e tem conseguido o desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi durante os dois anos em que está na Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, falou o magistrado.
    Já o prefeito de Ibitinga, Marco Antônio da Fonseca, afirmou sentir-se honrado em poder receber o presidente do TJSP, principalmente nesta época do ano e em final de mandato. Ele cumprimentou o desembargador pelas realizações implantadas durante sua gestão, reveladas em entrevista publicada no último domingo no jornal "O Estado de São Paulo", e disse esperar que seu sucessor, o desembargador Antonio Carlos Viana Santos, dê sequência ao que ainda precisa ser complementado.
    O presidente Vallim Bellocchi encerrou a cerimônia dizendo que não foi por acaso que escolheu estar em Ibitinga para praticar seu último ato público como presidente do Tribunal de Justiça. “Espero que meu sucessor possa ter a mesma sorte que eu tive, de reunir uma excelente equipe de juízes assessores, responsáveis em grande parte pelo trabalho realizado”, finalizou o presidente.
 

 

Sobre o Fórum de Ibitinga

 

A 3ª Vara de Ibitinga ficará sob a responsabilidade da juíza Érica Pereira de Sousa. O Fórum local é dirigido pelo magistrado Roberto Raineri Simão.

Além da 1ª, 2ª e 3ª Varas, a Comarca possui um Juizado Especial Cível, um Juizado Informal de Conciliação e um Serviço de Anexo das Fazendas. 

Segundo dados da Corregedoria Geral da Justiça, o fórum da cidade tem 27.643 processos em andamento, dos quais 1.443 foram distribuídos no mês de novembro.

Sessenta e três funcionários trabalham no Fórum de Ibitinga, por onde circulam, diariamente, de 100 a 150 pessoas. 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP