Comunicação Social

Notícia

CGJ promove correição em estabelecimentos penitenciários e se reúne com magistrados em Ribeirão Preto

Corregedor visitou CDP e Penitenciária da cidade.

 

        Na última quinta-feira (1º), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, promoveu visita correcional no Centro de Detenção Provisória de Ribeirão Preto.

        Recepcionado pelo diretor da unidade, Douglas Mauro Inforzato, por agentes penitenciários, integrantes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Pereira Calças conheceu a “Cela Especial”, onde estão detidos os presos que possuem ensino superior, e conversou com alguns deles. Depois se dirigiu ao Setor de Controle de Inclusão – triagem que define para qual pavilhão será encaminhado o detento recém-chegado, passou pela enfermaria e foi até o pátio interno do estabelecimento prisional.

        Na sexta-feira (2), ele visitou a Penitenciária de Ribeirão Preto, onde foi recebido pelo diretor, Igor Alexandre Raineri, que mostrou ao corregedor o sistema de monitoramento por câmeras do Centro de Segurança e Disciplina; os pavilhões (raios); a escola que funciona dentro da unidade; e a horta, feita pelos detentos e que abastece a própria penitenciária.

        Ao término da inspeção, o corregedor conheceu o canil mantido pelos agentes penitenciários do GIR, que possui mais de 30 cães, entre labradores e pastores belgas malinois. Por possuírem faro apurado, os cachorros são utilizados na busca por drogas, aparelhos celulares e armas dentro das celas, além da contenção de presos e até a identificação de explosivos.

        No final do dia, o corregedor-geral esteve no fórum e se reuniu com juízes da Comarca. Conheceu a “Sala de Teleaudiências”, instalada por meio de convênio entre o TJSP e a Prodesp, onde se realizam audiências pelo sistema de videoconferência – ele acompanhou audiência que estava sendo realizada pelo juiz José Roberto Bernardi Liberal.

        Também participaram da visita os juízes assessores da Corregedoria Benedito Roberto Garcia Pozzer e Renato Hasegawa Lousano; os juízes do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) da 6ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), Luís Augusto Freire Teotônio (coordenador), José Roberto Bernardi Liberal e Hélio Benedini Ravagnani.

 

        *Com informações da equipe da 6ª RAJ – Ribeirão Preto

 

        Comunicação Social TJSP – WL (texto) / Equipe 6ª RAJ (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP