Comunicação Social

Notícia

TJSP instala UPJ e Sala de Capacitação em Bauru

Bauru recebe dois novos serviços.

        O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou na terça-feira (18) a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), conhecida como “Cartório do Futuro”, da Comarca de Bauru e a Sala de Capacitação em Sistemas da 3ª Região Administrativa Judiciária (3ª RAJ). A solenidade, no fórum, contou com a presença do presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

        Em Bauru atualmente tramitam 229.777 ações (dados de maio/17), das quais 96.371 são execuções fiscais da Fazenda Pública e 10.257 dizem respeito às Varas da Família e das Sucessões. Apenas no mês de maio foram distribuídos 5.104 novos feitos. A cidade conta com 369.368 habitantes, de acordo com o IBGE. Completam a 3ª RAJ as comarcas de Agudos, Avaré, Bariri, Barra Bonita, Cerqueira Cesar, Chavantes, Conchas, Dois Córregos, Duartina, Fartura, Ipaussu, Itaí, Itatinga, Jaú, Lençóis Paulista, Macatuba, Ourinhos, Paranapanema, Pederneiras, Piraju, Pirajuí, Piratininga, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel e Taquarituba.

        Durante a cerimônia, o prefeito Clodoaldo Armando Gazzeta e o presidente Paulo Dimas assinaram convênio com vistas à instalação do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, nos termos do Provimento do Conselho Superior da Magistratura nº 2.174/14.

        Primeiro a fazer uso da palavra o juiz diretor do fórum e responsável pela 2ª Vara Cível, João Thomaz Diaz Parra, destacou a importância dos dois novos serviços instalados nesse dia. “Dois serviços importantes que o Tribunal de Justiça na sua vanguarda sempre executa.” Durante sua fala, o magistrado enfatizou a necessidade de construção de um novo fórum para abarcar todos os serviços judiciários de Bauru.

        A juíza diretora do fórum e diretora da 3ª RAJ, Ana Carla Criscione dos Santos, que judica na 1ª Vara da Família e das Sucessões, explicou o sistema das UPJs. “As UPJs são uma inovação que o Tribunal de São Paulo implantou em 2015 para adequar as unidades judiciais à nova realidade de trabalho resultante da implantação do processo digital. Além de unificar os cartórios, adota nova divisão das tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico, fortalecendo os gabinetes dos magistrados e deslocando atividades antes desenvolvidas nos cartórios para os gabinetes. Nos gabinetes, os servidores trabalham diretamente com os magistrados, o que permite maior celeridade nos andamentos processuais, juntada e análise de petições.”

        O deputado estadual Pedro Tobias disse se sentir feliz com as conquistas bauruenses e confessou que, estando em seu último mandato, lutará até o último dia para duas outras conquistas para a cidade: um novo fórum e uma faculdade de Medicina.

        Para o prefeito Gazzetta, os novos serviços vêm ao encontro das “políticas públicas que a Administração tem implantado para a população, com vistas ao atendimento das pessoas mais vulneráveis”.

Encerrando a cerimônia, Paulo Dimas, ao declinar as pessoas, agradeceu as parcerias feitas com o Poder Judiciário para superar as dificuldades. “Não temos que nos preocupar com nomes, temos todos é que, de mangas arregaçadas, trabalhar pelas instituições para fazer mais e melhor pela nossa sociedade.” O presidente definiu os novos serviços. “A UPJ traz racionalidade e agilidade no processamento de feitos; com a sala de capacitação investimos na qualificação e aprimoramento dos servidores.“

        À solenidade também estiveram presentes o presidente da Câmara, Alexssandro Bussola; o deputado estadual Celso Nascimento; o promotor de Justiça da Comarca de Bauru, Luiz Eduardo Sciuli de Castro, representando o procurador-geral; o defensor público coordenador auxiliar da unidade de Bauru, Rodrigo Tadeu Bedoni, representando o defensor público-geral; o juiz assessor da Presidência chefe do Gabinete Civil, Fernando Figueiredo Bartoletti; o juiz Gilmar Ferraz Garmes, da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Bauru, representando a Associação Paulista de Magistrados; o juiz Davi Marcio Prado Silva, da 1ª Vara das Execuções Criminais de Bauru, representando a Escola Paulista da Magistratura; o promotor de Justiça de Bauru e diretor da Sede Regional da Associação Paulista do Ministério Público, Júlio César Rocha Palhares, representando o presidente da APMP; a juíza Regina Aparecida Caro Gonçalves, da 3ª Vara da Família e das Sucessões de Bauru; o juiz Jose Luis Pereira Andrade, da 3ª Vara e diretor em exercício do fórum de Lençóis Paulista; a vereadora de Bauru Yasmin Nascimento; o presidente da 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Bauru, Alessandro Biem Cunha Carvalho; o comandante do CPI-4, coronel PM Airton Losimo Martinez; o comandante do 4º BPM-I, tenente coronel PM Flavio Jun Kitazume; o chefe do estado Maior do CPI-4, tenente coronel PM Walter de Oliveira; o tenente do Exército Adenilton da Paixão França, representando o comandante da Guarnição Militar Federal Bauru; o diretor do Deinter 4, Marcos Buarraj Mourão; o coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado, Carlos Alberto Ferreira de Souza, representando a Secretaria da Administração Penitenciária; os servidores da Secretaria de Primeira Instância Fabio Makoto Tagliaferro Yokoyama, Nelson Gonçalves Gomes Júnior e Vanessa Cristina Martiniano Vicentini, magistrados, integrantes do MPSP, Defensoria Pública, advogados, militares, civis e servidores da Justiça de Bauru.

     

        UPJ e Sala de Capacitação – A UPJ abrange da 1ª até a 3ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Bauru. As UPJs são uma inovação que o TJSP implantou em 2015 para adequar as unidades judiciais à nova realidade de trabalho resultante da implantação do processo digital. Além de unificar os cartórios, adota nova divisão das tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico.

        A Sala de Capacitação é um espaço para que servidores das comarcas integrantes da 3ª RAJ (que tem sede em Bauru) recebam treinamentos, cursos de atualização e participem de workshops para melhor utilizarem as ferramentas do processo digital.

 

        Mais fotos no Flickr

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP