Comunicação Social

Notícia

CGJ e magistrados alinham implantação do projeto “Instituições Financeiras em Juízo” em Itaquera

Juízes se reuniram com o corregedor-geral.

 

        A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) recebeu hoje (2) juízes de varas cíveis do Foro Regional de Itaquera para tratar da implantação da segunda fase do projeto “Instituições Financeiras em Juízo”. A primeira etapa ocorreu por meio de termo de cooperação envolvendo o Banco Itaú, especificamente em relação aos processos em trâmite no Foro Regional de Santo Amaro, e a ideia é expandir o projeto para o Foro Regional de Itaquera. A iniciativa visa melhorar a interlocução entre o Poder Judiciário e as empresas, de forma que seja diminuído o número de petições desnecessárias, eliminado trabalho redundante e resolvidos problemas na condução dos processos. O trabalho é feito a partir de estudos do Núcleo de Monitoramento de Perfis de Demandas (Numopede), que analisa o perfil de demandas repetitivas que chegam ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

        “A escolha pelo foro de Itaquera decorre do fato de que os jurisdicionados têm características próprias que impõem a preocupação e mesmo a prioridade na tentativa de melhorar a eficiência e a efetividade dos processos que ali tramitam”, afirmou o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. O projeto “Instituições Financeiras em Juízo” foi lançado em novembro do ano passado no Foro Regional de Santo Amaro. Os bons resultados alcançados levaram a expansão para Itaquera.

        A conscientização das instituições financeiras participantes quanto aos principais problemas identificados resulta em melhora geral na tramitação dos feitos e permite que as unidades judiciais atuem mais efetivamente e possam se dedicar com melhor qualidade, tanto a esses processos quanto aos demais. “A CGJ abraçou o projeto, de forma institucional, justamente por acreditar que renderá bons frutos e poderá ser replicado perante outros juízos”, disse o corregedor-geral.

        Participaram da reunião os juízes assessores da Corregedoria Airton Pinheiro de Castro, Ana Rita de Figueiredo Nery, Maria Rita Rebello Pinho Dias, Paula Lopes Gomes e Renata Mota Maciel Madeira Dezem; e os juízes de Itaquera Carlos Alexandre Böttcher (diretor do fórum e titular da 4ª Vara Cível), Alessander Marcondes França Ramos (1ª Cível), Celso Maziteli Neto (3ª Cível), Daniel Fabretti (5ª Cível), Daniella Carla Russo Greco de Lemos (3ª Cível), Luiz Renato Bariani Pérez (1ª Cível), Jurandir De Abreu Júnior (4ª Cível) e Sueli Juarez Alonso (2ª Cível).

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP