Comunicação Social

Notícia

Judiciário é homenageado em Sorocaba

Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos.

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, e o juiz da 1ª Vara da Família e das Sucessões de Ribeirão Preto, Ricardo Braga Monte Serrat, que preside o Núcleo do Centro MMDC de Ribeirão Preto, representaram o Judiciário paulista ao receberem o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos, na noite de sexta-feira (11), em solenidade realizada na sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.

         O presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, professor Adilson Cezar, ao fazer uso da palavra, destacou a origem histórica e o reconhecimento da morte de Orlando Alvarenga de Oliveira como parte integrante dos fatos ocorridos em 23 de maio de 1932. Ele morreu em 12 de agosto daquele ano, em decorrência dos ferimentos do dia da manifestação.

         Além do presidente Paulo Dimas e do juiz Ricardo Braga Monte Serrat, foram homenageadas várias personalidades, dentre elas Samuel Moreira da Silva Júnior; a deputada Célia Leão; o jornalista Werintom Kermes Telles Marsal; Sérgio Luís de Carvalho Miranda; Sandro Peres Zanetti; Tiago Antonio de Morais e Waldemar Miguel Júnior.

         Paulo Dimas falou em nome de todos os homenageados. Agradeceu a honraria e como cidadão sorocabano que é, falou sobre a alegria de estar na cidade rodeado de "pessoas idealistas que pensam nosso país e nossa história". Citando o desembargador Roque Mesquita como um dos maiores historiadores do Judiciário brasileiro, o presidente encerrou seu pronunciamento com a chama da esperança bem ativada: “vamos, juntos, construir um país melhor”.

         Também participaram da cerimônia o prefeito José Antonio Caldini Crespo; o coordenador da 19ª Circunscrição Judiciária – Sorocaba, desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira;  a vice-coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de São Paulo (Comesp), desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida; o juiz diretor do fórum e diretor da 10ª Região Administrativa Judiciária, com sede em Sorocaba, Hugo Leandro Maranzano; o juiz da 1ª Vara Criminal de Sorocaba, Jayme Walmer de Freitas; o comandante do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve Regimento Deodoro, coronel Erb Lyra Leal; o chefe da 14ª Circunscrição do Serviço Militar – Sorocaba, coronel de infantaria  Sandro Peres Zanetti; o comandante do Comando de Policiamento do Interior CPI-7, coronel PM Antônio Valdir Gonçalves Filho; o diretor do Centro Industrial Nuclear do Aramar, capitão de mar e guerra Sérgio Luís de Carvalho Miranda; civis, militares, integrantes do Exército e Marinha, secretários municipais, empresários, advogados, homenageados e familiares.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP