Comunicação Social

Notícia

Faculdades Metropolitanas Unidas realiza júri simulado no TJSP

100 alunos do curso de Direito participaram da atividade.

 

        O Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do Tribunal paulista, recebeu nesta sexta-feira (24) mais um júri simulado. Cerca de 100 estudantes do curso de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) acompanharam a atividade. O desembargador Hermann Herschander, que também atua como professor da FMU, representou o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas, e presidiu o julgamento. “Não basta estudar teoria do Tribunal do Júri. É preciso realizá-lo na prática e esse evento contribui sobremaneira para isso”, afirmou. Alunos atuaram como jurados e serventuários. O professor Adriano Abílio foi o advogado de defesa e a acusação ficou a cargo do promotor Marcelo Alexandre de Oliveira.

        A simulação envolveu um caso real, ocorrido em 2013. O réu foi acusado de tentativa de homicídio contra seu enteado. Ao final das atividades, os jurados reconheceram materialidade e autoria do crime, mas realizaram a desclassificação, afastando o dolo. Diante disso, o juiz presidente reconheceu a desistência voluntária, condenando o réu  pelo ato já praticado, ou seja,  lesão corporal leve em circunstância de violência doméstica, e impondo-lhe pena de nove meses de detenção, em regime inicial semiaberto, concedido o sursis por dois anos, com prestação de serviços à comunidade no primeiro ano.

        Também estavam presentes o coordenador geral do curso de Direito, professor Roberto Senise Lisboa, e a coordenadora adjunta, Ana Paula da Fonseca Rodrigues. “A atividade é extremamente importante para mostrar como é um plenário”, ressaltou a professora. Para o promotor Marcelo Alexandre de Oliveira “a realização do júri simulado contribui para formação dos alunos e oferece a oportunidade de conhecer uma instituição secular”. O professor Adriano Abílio afirmou que “a prática é importantíssima para a formação intelectual e profissional dos alunos”.

        A estudante de Direito Jéssica de Souza assistiu atenta à sessão do júri. “É um aprendizado. Nos familiarizamos com a instrumentalização do Direito Processual, saindo da parte teórica, que a faculdade nos ensina”, disse.

        No final do evento, a coordenadora Ana Paula recebeu certificado do TJSP. Também foram sorteados livros para os alunos da FMU, que foram doados pelo professor da FMU Adriano Abílio. Em seguida, o desembargador Hermann Herschander acompanhou os alunos em visita monitorada nas dependências do Palácio da Justiça.

        As visitas monitoradas e os júris simulados no TJSP são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais, pelo telefone (11) 3117-2596.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / RL e DG (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP