Comunicação Social

Notícia

David César apresenta palestra no TJSP

Evento foi promovido pela Coordenadoria de Apoio aos Servidores.

 

        A Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu hoje (29), por meio da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), a palestra “Super Ação”, com David César, que abordou as dificuldades enfrentadas pelo fato de ter nascido com a síndrome de Hanhart, deficiência genética que acarreta a falta de membros superiores e inferiores, e a sua luta para transpor os obstáculos. O evento, destinado aos funcionários da Corte, faz parte do programa De Bem Com a Vida, da Caps, com o objetivo de estimular um ambiente de trabalho harmonioso e a integração entre os colegas.

        Na abertura, o juiz assessor da Presidência Tom Alexandre agradeceu a presença do palestrante. “É uma satisfação receber sua palestra. Sua história inspira cada um de nós a dar o melhor.” Também falou sobre o quadro funcional do TJSP: “Somos mais de 55 mil pessoas, várias delas com alguma necessidade especial e que desempenham suas atividades de forma extraordinária”, disse.

        David César tem 27 anos, nasceu em Ouro Preto e atualmente estuda Direito. O palestrante narrou, de maneira bem-humorada, os desafios da mãe, que aos 17 anos e solteira, descobriu com seis meses de gestação que o bebê tinha a síndrome de Hanhart. Também falou sobre seus estudos em uma escola regular, que aceitou o desafio de inseri-lo socialmente. Contou que foi reprovado em algumas séries e, na adolescência, passou por conflitos.  Buscou ajuda na terapia e descobriu a dislexia: melhorando o cérebro, melhorou as notas e seguiu em frente.

        “Não sofri preconceito, apenas olhares. A atitude dos outros vem muito de como a gente se coloca. Minha mãe ensinou que eu era apenas criança, não deficiente. Ela me blindou, mas sem superproteção. Me jogou no mundo, pois sabia que eu precisava viver”, ressaltou.

Formado em teatro pela PUC de Minas Gerais, ganhou o prêmio Brasil + Inclusão, a mais importante premiação brasileira relacionada à acessibilidade e inclusão social. Atualmente se prepara para lançar o livro “As pernas de um amigo”, em que conta suas experiências e a influência de sua família e amigos para a construção de sua personalidade.

        O convidado apresentou ao público uma reflexão sobre a força de vontade e o pensamento positivo na superação dos desafios que encontrou pelo caminho. “O meu corpo é perfeito na sua maneira. Ele carrega minha vida”, afirmou. E completou: “No meu dicionário não encontro a palavra desistir, pois tenho compromisso com a minha existência”, afirmou.

        Durante a apresentação, David instigou o público a refletir. “É preciso se colocar no lugar do outro, não para perceber se é melhor ou pior, mas para ser grato pelo que temos. Precisamos lembrar de nossa existência, de nossa realidade”, concluiu.

        O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, que havia participado de solenidade de inauguração do novo fórum de Vargem Grande Paulista pela manhã, chegou a tempo de prestigiar o palestrante e entregar o certificado de participação.

        Cerca de 250 pessoas acompanharam o evento, entre elas o juiz assessor da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto; as magistradas Flavia Poyares Miranda e Tatiane Moreira Lima; o promotor Yuri Giuseppe Castiglione; servidores e convidados.

        O programa De Bem Com a Vida promoverá aos funcionários do TJSP outras palestras com personalidades inspiradoras sobre superação de desafios, persistência, empreendedorismo, liderança, trabalho em equipe e gentileza. Os canais de comunicação do TJSP também divulgarão dicas e orientações para ajudar a promover o bem-estar no trabalho.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP