Comunicação Social

Notícia

Gestores do Tribunal participam de workshop sobre gestão de projetos

Trata-se da segunda edição do encontro.

 

        O Judiciário paulista promoveu ontem (14) o “II Workshop de Gestão de Projetos do TJSP”, no Salão do Júri do Palácio da Justiça. Organizado pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplan), com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), o evento foi direcionado aos gestores de diferentes áreas da instituição, com foco no planejamento de projetos.

        Ao promover a abertura do evento, o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, falou sobre a importância de reunir os gestores para buscar o aprimoramento da gestão do Tribunal. “Este workshop serve para unir pessoas em torno de reflexões para a evolução do Tribunal de Justiça, tanto no âmbito da administração pública quanto no âmbito do atendimento às demandas da sociedade. Neste período, desenvolvemos ferramentas para que a atuação do Tribunal seja cada vez mais profissional, como a criação da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP).”

        Em seguida, a secretária da Seplan, Carmen Giadans, relembrou as atividades desenvolvidas no primeiro workshop e falou sobre a expectativa com relação ao encontro. “A ideia é mostrar como o gerente deve desempenhar seu papel, tendo controle e organização dentro do período de acompanhamento de um projeto.”

        A secretária da STI, Roseli Padilha de Sousa Castilho, destacou a importância de uma ferramenta de suporte para auxiliar o trabalho de quem gerencia os projetos. “Precisamos uniformizar a atividade para evitar perda de tempo. Por isso, vamos adotar uma metodologia de trabalho que já é aplicada em grandes empresas.” Em seguida, foi apresentado o aplicativo “Gerenciamento de Iniciativas”, criado pela STI, e verificado o funcionamento da ferramenta de gerenciamento “Canvas”.

        Também fizeram uso da palavra o coordenador da UGP, Marco Aurélio Giovani Visconti, que apresentou vídeo sobre as restrições e premissas encontradas durante a execução de projetos; o supervisor Fábio Maçoli, responsável pelo “Escritório de Projetos”, que destacou a necessidade de participação de todos os envolvidos para encontrar soluções que atendam às necessidades do Tribunal; o coordenador da STI 7, Wagner Dias Gomes, que tratou da ferramenta “Canvas”; e o diretor da Seplan, Rodrigo Teixeira.

        Após as apresentações, os participantes foram divididos em quatro grupos e receberam a missão de montar um projeto de instalação de uma vara judicial fictícia, colocando em prática os conceitos aprendidos na primeira edição do workshop. Cada grupo definiu o gerente do projeto, o relator e o apresentador e elaborou o cronograma de atividades, com datas de início e duração; capacitação dos recursos humanos; designação/nomeação de recursos humanos; distribuição de processos; equipamentos de TI e acesso aos sistemas; gerenciamento de projetos; inauguração; instalação da rede lógica; mobiliário e reforma. Em seguida, apresentaram os resultados.

        Também participaram os juízes assessores da Presidência Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho, Roberto Chiminazzo Júnior e Tom Alexandre Brandão; diretores, coordenadores e demais gerentes de projetos em andamento no TJSP.

        

        Comunicação Social TJSP – DI e SO (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP