Comunicação Social

Notícia

Presidente Pereira Calças prestigia posse do TRF-3

Evento aconteceu na Assembleia Legislativa.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, prestigiou ontem (1º) a posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) para o biênio 2018-2020: desembargadores federais Therezinha Astolphi Cazerta (presidente); Nery da Costa Júnior (vice-presidente) e Luis Carlos Hiroki Muta (corregedor regional).

        O evento aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo, com a presença de autoridades civis e militares, entre elas a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz; o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha; o chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Cauê Macris; o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; e o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa, representando o governador Geraldo Alckmin. Também estavam presentes o ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin e o desembargador do TJSP João Alberto Pezarini.

        Cauê Macris abriu a solenidade e destacou ser uma honra para a Assembleia receber evento de posse do TRF. Parabenizou os novos dirigentes e desejou votos de sucesso na gestão.

A presidente do TRF-3 no biênio 2016-2018, desembargadora federal Cecília Marcondes, comandou o início da solenidade e fez um discurso de agradecimento a todos que colaboraram com sua gestão. “Agradeço a desembargadores, juízes e servidores pela atuação no engrandecimento da Justiça Federal da 3ª Região.”

        Também fizeram uso da palavra o advogado Mansour Elias Karmouche, presidente da Seção da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul, em nome da classe dos advogados; e a procuradora regional da República Maria Cristiana Simões Amorim Ziouva, chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, representando o Ministério Público. O desembargador Newton de Lucca foi o orador em nome do TRF-3 e fez um discurso em defesa do Judiciário e da Magistratura. “Vivemos um momento em que são praticadas contra o Poder Judiciário diferentes formas de vilipêndio. Não posso ficar calado diante dos ataques desferidos contra a Justiça.” Para ele, corruptos atuam “para destruir a imagem da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal”. O desembargador parabenizou os novos dirigentes e destacou que assumem os cargos com o apoio de seus pares.

        A nova presidente do TRF-3 agradeceu aos desembargadores federais que lhe confiaram a missão de presidir o Tribunal. Também elogiou a desembargadora federal Cecília Marcondes pela administração presente, ágil e inovadora. A magistrada destacou que se espera do Judiciário não só a rápida solução de litígios, mas também a promoção da pacificação social. “Fomentar a estruturação de uma sociedade realmente justa e solidária por meio de uma efetiva prestação jurisdicional requer muito mais do que administrar estatística e reduzir acervo”, afirmou.

        Também compuseram a mesa de honra da cerimônia o procurador da União da 3ª Região Luiz Carlos de Freitas, representando a ministra Grace Maria Fernandes Mendonça, advogada-geral da União; o conselheiro Fernando Mattos, do Conselho Nacional de Justiça; a procuradora regional da República Adriana Zawada Melo, representando a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, presidente do Conselho Nacional do Ministério Público; e o secretário da Justiça do Município de São Paulo, Anderson Pomini, representando o prefeito João Doria.

 

        * Com informações da Comunicação Social do TRF-3

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP