Comunicação Social

Notícia

TJSP prestigia posse do defensor público-geral do Estado

Vice-presidente da Corte participou de solenidade.

 

        O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Marques da Silva Filho, representou ontem (14) o presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, em solenidade de posse do defensor público-geral do Estado, Davi Eduardo Depiné Filho, e de integrantes do Conselho Superior da instituição para o próximo biênio. O evento aconteceu no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa (Alesp). Davi Depiné foi nomeado no dia 5 de maio pelo governador Márcio França, reconduzido ao cargo para um segundo mandato de dois anos, após figurar como candidato mais votado em lista formada em eleições pela carreira.

        Em seu discurso de posse, Davi Depiné falou sobre o crescimento da Defensoria desde sua criação, em 2006, ressaltando os “gigantescos desafios e imensa expectativa” em torno desse trabalho. “Esse anseio confere a dimensão de nossa responsabilidade. Acima de nossas deficiências, falhas e limitações, está uma população ávida por Justiça, por uma realidade menos bruta, por uma sociedade menos desigual, pela concretização de direitos que ainda permanecem no papel. Em nosso vocabulário particular, criamos um verbo: Defensorar – é não se acomodar diante do sofrimento; é defender o direito alheio, por mais alheio que seja o detentor do direito; é acreditar na capacidade humana de transformação, de transcendência”, disse.

        A conselheira empossada Bruna Simões, discursou em nome de demais integrantes do Conselho Superior. “Pela primeira vez, metade da parcela eleita do Conselho são mulheres, normalmente subrepresentadas numericamente nos órgãos decisórios das instituições jurídicas e na sociedade em geral. A Defensoria Pública tem como missão institucional voltar seus olhos para aqueles que quase ninguém vê, e ainda quebrar preconceitos e estruturas, o que, em um primeiro momento, pode parecer incômodo, mas é fundamental para que a sociedade evolua”, afirmou. Também compõem o conselho Fernanda Maria de Lucena Bussinger, Danilo Martins Ortega, Pedro Pereira dos Santos Peres, Carolina Rangel Nogueira, Marina Hamud Morato de Andrade, Samuel Friedman e Luís Gustavo Fontanetti Alves da Silva.

        Acompanharam a solenidade o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, que representou o governador; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, deputado Carlos Bezerra; o procurador-geral de Justiça do Estado, Gianpaolo Smanio; o secretário Estadual da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; a secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de SP, Paulo Prazak; Willian Fernandes; o desembargador Tasso Duarte de Melo; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos, Leonardo Scofano; o presidente da Ordem dos Advogados dos Brasil – Seção São Paulo, Marcos da Costa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Renato Martins Costa; integrantes da Magistratura, Defensoria Pública, Ministério Público, parlamentares e servidores. A cerimônia contou com apresentação de coral do Projeto Guri, voltado à formação musical de crianças e adolescentes carentes.

 

       * Com informações da DPE-SP

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP