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TJSP é destaque no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Instituição foi premiada em três categorias.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo foi o vencedor em três categorias do XIV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, entregue na última sexta-feira (22), em Cuiabá (MT). Na categoria “Relacionamento com a Mídia”, venceu o projeto “Adote um Boa-Noite”, voltado para estimular a adoção de crianças com mais de sete anos, lançado a partir de uma reportagem no Jornal Nacional. Na categoria Comunicação de Interesse Público, o TJSP ficou em primeiro com a campanha "Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual nos Transportes". Já na categoria Mídia Digital, o TJSP concorria com dois projetos: em primeiro lugar ficou o aplicativo TJSP Mobile e, em terceiro, a TV Corporativa TJSP-TV.

        O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, organização não governamental, sem fins lucrativos, formada por assessores de comunicação do Judiciário (incluindo Tribunais Superiores e Conselho Nacional de Justiça), Defensoria,  Ministério Público, Tribunais de Contas, Ordem dos Advogados do Brasil e instituições afins. Ao todo são 15 categorias. A edição de 2018 alcançou o recorde de 286 trabalhos inscritos – cada instituição pôde concorrer com até sete trabalhos. O TJSP foi o mais premiado. A Comissão Julgadora contou com 36 profissionais da área de Comunicação Social (jornalistas, radialistas, professores, publicitários, assessores etc.) de diversas regiões do Brasil.

        Os vencedores do prêmio foram anunciados no encerramento do Congresso Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom), que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de junho. Ao longo dos três dias, servidores que trabalham nas áreas de comunicação social de órgãos públicos acompanharam palestras de especialistas. O objetivo foi discutir as melhores e mais atuais estratégias para alcançar resultados em comunicação institucional. Foram debatidas questões como conteúdo, marca, construção da estratégia e medição de resultado, por exemplo. No evento, o Estado de São Paulo foi eleito pelos participantes para receber o próximo congresso, que ocorrerá entre 29 e 31 de maio do próximo ano.

        Além disso, a partir de uma votação eletrônica entre os congressistas, o projeto “Adote um Boa-Noite”, do TJSP, ficou entre os três melhores trabalhos inscritos no prêmio.

 

        Projetos TJSP

        Categoria Mídia Digital

        1º colocado: App TJSP Mobile– mais uma ferramenta doTJSP para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Judiciário paulista. O aplicativo, disponível paradownloadna AppStore (sistema IOS) e GooglePlay (sistema Android), possibilita aos usuários, de forma rápida e segura, consulta às movimentações e pastas digitais dos processos e acesso aos endereços dos fóruns em todo o Estado, além de notícias, informações e serviços. O cidadão pode, em um simples clique, fazer consultas pelos nomes das partes e advogados, ou pelo número de processo, documento na delegacia, carta precatória de origem e registro do profissional na OAB.

        3º colocado: TV Corporativa TJSP-TV100 telas espalhadas por 51 prédios da Justiça no Estado (cobrindo todas as Regiões Administrativas Judiciárias), oferecendo conteúdo dinâmico e acessível, de segunda a sexta, das 9 às 19 horas, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de comunicação, interna e externa, para divulgação de serviços e informações da Corte aos diversos públicos dos fóruns:  jurisdicionados, advogados, servidores e magistrados.

 

        Categoria Comunicação de Interesse Público

        1º colocado: Campanha "Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual nos Transportes"tem por objetivouma mudança cultural contra o machismo, dando visibilidade à violência naturalizada e silenciada. A ideia é intimidar e constranger o abusador, reforçar o apoio à vítima, estimular a denúncia e a não omissão e mostrar que juntos, instituições e passageiros podem acabar com o abuso sexual, inicialmente nos transportes, mas com reflexo em toda a sociedade. O projeto conta com a participação 14 instituições: TJSP, Ministério Público de São Paulo, OAB SP, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Secretaria Municipal dos Transportes, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Metrô, ViaQuatro, CPTM, EMTU/SP, SPTrans, EFCJ, Polícia Civil e Polícia Militar.

 

        Categoria Relacionamento com a Mídia

        1º colocado: Adote um Boa Noite– projeto para estimular a adoção de crianças com mais de oito anos lançado com uma matéria no Jornal Nacional no dia 12/10/17 (Dia das Crianças). Consiste na criação de site com fotos e relatos de crianças e adolescentes acolhidos pelo Poder Judiciário (www.adoteumboanoite.com.br). A página e a campanha foram desenvolvidas gratuitamente pela agência F/Nazca a pedido do TJSP. A ideia é dar visibilidade a esses jovens e tentar contribuir com a evolução da concepção social de adoção, ampliando a baixíssima quantidade de adoções de crianças com mais de oito anos ou com deficiência (cerca de 90% daqueles que se candidatam a adotar pretendem crianças com menos de oito anos). Das 32 crianças que entraram no projeto-piloto, 21 estão em algum estágio do processo de adoção.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / TJMT e RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


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