Comunicação Social

Notícia

Foro Regional de Pinheiros recebe unidade do Cejusc

Setor busca resolução de litígios pela conciliação e mediação.

        O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou hoje (29) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Foro Regional de Pinheiros. Os Cejuscs atendem gratuitamente demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família, e não há limite de valor da causa. Entre as causas que podem ser levadas aos Cejuscs estão Direito do Consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, regulamentação de visitas, entre outras.

        A juíza coordenadora do Cejusc, Cláudia Thome Toni, agradeceu aos participantes do evento e elogiou os funcionários do setor de Conciliação e a equipe de conciliadores que, segundo ela, “permitem o sucesso nos acordos e honram o nome do TJSP”.

        O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSP (Nupemec), desembargador José Carlos Ferreira Alves, informou que Pinheiros recebeu a 259ª unidade de conciliação do Estado, somando-se os Cejuscs e postos já instalados. O magistrado também dedicou saudação especial aos mediadores e conciliadores presentes. “Cerca de 750 mil crises de direito material foram resolvidas graças a estes abnegados profissionais, que tornaram isto possível”, afirmou. “O Cejusc troca o ponto final por uma vírgula, dando uma nova oportunidade na vida de muitas pessoas.”

        Também participaram da solenidade o desembargador Vanderci Álvares; o juiz diretor do Foro Regional de Pinheiros, Augusto Drummond Lepage; a coordenadora-adjunta do Cejusc do Foro Regional de Pinheiros, juíza Andrea Ferraz Musa; a juíza e coordenadora da Apamagis no Foro Regional de Pinheiros, Flávia Poyares Miranda, representando o presidente; a promotora de Justiça do Foro Regional de Pinheiros, Dilce Helena Brocchi de Oliveira Pádua Prestes, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; a defensora pública do Foro Regional de Pinheiros, Maria Carolina Pereira Magalhães, representando o defensor público-geral do Estado de São Paulo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Pinheiros (OAB/Pinheiros), Pedro Ivo Gricoli Iokoi; o vice-presidente da OAB/Pinheiros, Paulo Sergio Uchôa Fagundes Ferraz de Camargo; juízes, membros do MP, advogados, autoridades civis e militares, conciliadores e servidores do Judiciário.

        Cejusc - O interessado procura o Centro Judiciário para tentativa de acordo e sai com data e horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – DM (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP