Comunicação Social

Notícia

Retrato do desembargador Paulo Dimas é inaugurado na Galeria de Ex-Presidentes

Magistrado presidiu Corte paulista no biênio 2016/2017.

 

        A sala 509 do Palácio da Justiça ostenta em suas paredes a história do Judiciário paulista. São os retratos de todos os magistrados que presidiram a Corte – desde Tristão de Alencar Araripe (1874) – e que deixaram suas marcas na Administração do Tribunal de Justiça de São Paulo. Solenidade realizada ontem (6) marcou a inclusão de mais um retrato na galeria: o do desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, presidente no biênio 2016/2017. O evento contou com a participação do presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes; de representantes de diversas instituições; além de muitos magistrados; servidores; amigos e familiares.

        O desembargador Luis Soares de Mello Neto, orador em nome da Corte, falou sobre a carreira do ex-presidente, mencionou as realizações de Paulo Dimas no comando do TJSP e destacou seu orgulho por ter trabalhado ao lado do amigo. “Como eu, tenho certeza também de que todos os que conviveram com você e trabalharam perto de você em sua gestão têm este mesmo orgulho em ter podido colaborar com sua Presidência, porque sua garra e determinação no trato com o Judiciário sempre foram exemplares.” Destacou, ainda, a jovialidade, a competência e o bom-humor de Paulo Dimas: “Homem amigo, humilde, atende a todos que o procuram e sempre tem uma palavra boa e confortante a qualquer necessidade que se lhe apresentem. Caráter exemplar e marcante”.

        Paulo Dimas falou com muita emoção sobre quando esteve naquela mesma sala, que era usada no passado para realização dos exames orais dos concursos de ingresso na Magistratura. “Esperando para fazer o exame, olhava esses retratos com respeito e admiração e não imaginava que minha foto pudesse estar ao lado de tantos magistrados ilustres. Não imaginava chegar até aqui.” Ele fez questão de ressaltar que seu discurso seria dedicado a agradecer as pessoas que contribuíram com a gestão. “O que mais importa em nossa passagem são as relações humanas que estabelecemos”, disse. Nomeou os desembargadores que compuserem o Conselho Superior da Magistratura ao seu lado, em especial o presidente Pereira Calças, que foi corregedor-geral da Justiça; a direção da Escola Paulista da Magistratura; as instituições parceiras; os juízes assessores que integraram sua equipe; os secretários; o poeta Paulo Bomfim; os assistentes e escreventes de seu gabinete; as equipes de servidores dos diversos setores; os integrantes das assessoriais policiais militar e civil e os desembargadores da 8ª Câmara de Direito Público, da qual é integrante e que o acolheram. “Quero ressaltar a importância dos outros na nossa vida. Não somos autossuficientes e tenho que homenagear cada uma das pessoas que fazem a diferença no TJSP. Mencionei os nomes de algumas, mas meu agradecimento é a todos os servidores e magistrados que trabalham com dedicação pela população paulista”. Também fez questão de agradecer o apoio dos familiares, em especial à esposa Vanessa Hyppolito da Silva Mascaretti e aos filhos Bruno, Paulo Junior, Rafael, Thiago e Vinicius.

        Antes de encerrar a solenidade, o presidente Pereira Calças também saudou o homenageado. Para ele, entre tantas qualidades do colega a que mais se destaca é a bondade. “Convivemos desde os anos 90 e sempre fui seu admirador. Sua afabilidade, alegria de viver e o modo de conciliar e temperar são lições que procurei aprender”, disse. Também falou sobre a representatividade da Sala dos Retratos: “Este espaço demonstra a força dessa instituição. Representa a passagem do bastão de presidente para presidente. É um orgulho receber o bastão do presidente Paulo Dimas, que tem compromisso com o TJSP, com uma Justiça mais eficiente e que trabalhou pela capacitação de servidores e melhoria tecnológica”.

        Também prestigiaram a solenidade o deputado federal Antonio Goulart; o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o decano do TJSP em exercício, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, Gastão Toledo de Campos Mello Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio; o defensor-público geral do Estado, Davi Eduardo Depiné Filho; o desembargador federal Nino Oliveira Toldo, representando a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; o desembargador Silmar Fernandes, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Paulo Prazak; o secretário estadual da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Marcelo Vieira Salles; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados, desembargador Walter Rocha Barone; o presidente da Magiscred, desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o ex-presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o ex-presidente da Seção de Direito Privado do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o ex-presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o ex-presidente da Seção de Direito Público do TJSP no biênio 2014/2015, desembargador Ricardo Mair Anafe; o conselheiro da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Luiz Pires Neto, representando o presidente; o ex-corregedor-geral da Justiça paulista no ano de 2011, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Fernando Figueiredo Bartoletti, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; a presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira; o chefe da assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; o delegado de Polícia Divisionário do Gabinete do Delegado-Geral, João Francisco Crusca, representando o delegado-geral; o delegado-chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto; o decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a esposa do desembargador Paulo Dimas, Vanessa Mascaretti; os filhos Paulo Junior, Rafael e Thiago; desembargadores; juízes; integrantes do Ministério Público; defensores; advogados; autoridades civis e militares e servidores.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC e KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP