Comunicação Social

Notícia

OAB SP inaugura novo auditório na sede institucional

Presidente falou em nome do  Executivo e do Judiciário.

 

        A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP) inaugurou hoje (20) o novo auditório da instituição, nas dependências da sede na rua Maria Paula, Centro. O auditório tem capacidade para 350 pessoas – 260 a mais que o da sede na rua XI de Agosto. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Manoel de Queiroz Pereira Calças, prestigiou o evento e discursou em nome dos Poderes Judiciário e Executivo – deferência que o representante do governador, a quem o desembargador, em seu pronunciamento, fez questão de agradecer.

        Para o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, faltava à instituição um auditório digno da grandeza da Advocacia paulista. “Tenho certeza de que esse será o espaço de valorização da ética, da defesa de nossas prerrogativas profissionais, de constante aperfeiçoamento cultural e jurídico e espaço de fortalecimento das políticas públicas e cidadania. Mas, acima de tudo, que aqui seja palco de defesa e celebração da advocacia de São Paulo e do Brasil”, disse Marcos da Costa, que homenageou com flores a conselheira seccional da OAB SP Clemência Beatriz Wolthers, responsável pela obra.

        O conselheiro Federal da OAB Luiz Flávio Borges D’Urso, que foi presidente da OAB SP de 2004 a 2012, também falou aos colegas: “A nossa força reside em nossa união, que representa o futuro de nossa profissão e garantia de que teremos nossa advocacia liderando a sociedade brasileira, que tanto deposita sua confiança em nós”.

        Pereira Calças elogiou o trabalho da atual gestão da OAB SP e frisou a atuação do TJSP em questões caras à classe da Advocacia, como as audiências de custódia. “O Tribunal de Justiça de São Paulo cumpre diuturnamente a Convenção da Costa Rica, de modo que as audiências de custódia atinjam sua finalidade: evitar que aqueles que são presos e, posteriormente, se vejam em reversão do tipo penal não cumpram pena de detenção, além de terem garantida a sua higidez física.” Também anunciou que o TJSP homenageará a primeira mulher advogada do Estado de São Paulo, Maria Augusta Saraiva, com a entronização de seu busto no Salão do Júri do Palácio da Justiça.

        Além do presidente da OAB SP e do presidente Pereira Calças, integraram o dispositivo de honra o presidente do Conselho Federal da OAB Claudio Pacheco Prates Lamachia; o ministro de Estado da Justiça, Torquato Lorena Jardim, representando o Presidente da República; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, representando o Congresso Nacional; o secretário de Estado da Segurança Pública Mágino Alves Barbosa Filho, representando o governador de São Paulo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia Luiz Viana Queiroz, representando os demais presidentes seccionais; o juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, na classe jurista, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, representando o presidente do TRE-SP e o membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB e da Seccional de São Paulo, Mário Sérgio Duarte Garcia.

        O evento foi prestigiado também pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária Lourival Gomes; 1ª subdefensora pública-geral Juliana Garcia Belloque, representando o defensor público-geral; presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Luiz Périssé Duarte Júnior; presidente da Caixa dos Advogados de São Paulo (Caasp) Braz Martins Neto; representantes de entidades de classe, magistrados e advogados.

 

        Comunicação Social TJSP – DM (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP