Comunicação Social

Notícia

Servidores participam de palestra sobre qualidade de vida

Psiquiatra Daniel Barros abordou hábitos saudáveis.

 

        A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), com o apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), promoveu hoje (21) a palestra “Lições Para Transformar Hábitos e Viver Melhor”, com o psiquiatra e professor Daniel Martins de Barros. O evento aconteceu na Sala do Servidor, no Fórum João Mendes Júnior, e teve transmissão para comarcas do interior e litoral. Ao todo, mais de mil pessoas acompanharam a exposição.

        Daniel Barros é professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, colunista do jornal O Estado de São Paulo e da rádio Band News FM. Também escreve para a revista Galileu e participa como consultor do programa Bem Estar, da TV Globo.

        O palestrante contou que, como psiquiatra, passou a pesquisar sobre os hábitos que fazem as pessoas se sentirem mais felizes, dispostas e saudáveis. Segundo Daniel, os quatro principais fatores são a alimentação, o sono, os relacionamentos e as atividades físicas. “A ideia da alimentação, por exemplo, não é que você adote uma dieta restritiva, mas que coma bem, de forma saudável e equilibrada”, afirmou.

        Ele explicou que dormir bem é imprescindível para ter disposição e concentração ao longo do dia e destacou a importância dos relacionamentos. “Cultivar relacionamentos significativos é o que traz mais impacto na felicidade e bem-estar das pessoas ao longo da vida. Pesquisas científicas comprovam isso”, ressaltou. Dessa forma, o psiquiatra considera importantíssimos os momentos de convivência com amigos e familiares.

        Por último, o especialista abordou a questão da prática de atividades físicas: “Ficamos com medo da violência porque há muitos homicídios por ano, mas esquecemos que o sedentarismo mata cinco vezes mais que os homicídios no Brasil. Praticar esporte é, portanto, imprescindível para ser uma pessoa saudável”.

        Ao final da palestra, o psiquiatra esclareceu dúvidas do público e recebeu certificado de participação na palestra do TJSP.

 

        Comunicação Social TJSP – AS (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP