Comunicação Social

Notícia

José Rogério Cruz e Tucci recebe o Colar do Mérito Judiciário

Advogado e professor reconhecido por contribuições à Justiça.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu ontem (25) a solenidade de outorga do “Colar do Mérito Judiciário” ao professor doutor José Rogério Cruz e Tucci, em reconhecimento às relevantes contribuições do advogado, jurista e docente à cultura jurídica e ao Poder Judiciário. A cerimônia que agraciou o ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Fadusp) foi realizada no Salão Nobre “Ministro Manoel da Costa Manso”, no Palácio da Justiça, sede da Corte paulista.

        “O professor Tucci é um dos profissionais da advocacia mais respeitados, quer pela sua enorme capacidade, quer pela sua elegância no trato com magistrados, advogados e servidores”, declarou o desembargador Jayme Queiroz Lopes Filho, autor da proposta de concessão do Colar do Mérito e orador em nome do Tribunal. O magistrado compartilhou com os presentes acontecimentos observados por ele que sublinham a competência do homenageado. “O professor Tucci é pessoa de capacidade reconhecida nacionalmente”, afirmou.

        O orador apresentou o currículo do agraciado: José Rogério Cruz e Tucci nasceu em agosto de 1956 na cidade de Mogi Mirim (SP). É bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (turma de 1978) e ali obteve os títulos de Livre Docente e Mestre em Direito Processual Civil. É também doutor em Direito Processual pela Universidade de Roma. Foi diretor da Fadusp entre 2014 e 2018. Atualmente é professor doutor titular do Departamento de Direito Processual Civil das Arcadas e advogado. Tucci é autor de dezenas de obras jurídicas.

        “Agradeço ao Tribunal de Justiça pela generosidade em me outorgar este honroso título, colocando-me como par de uma plêiade de juristas ilustres”, disse José Rogério Cruz e Tucci ao tomar a palavra. O professor ressaltou que, após décadas de atuação no Direito, continua “tendo enorme alegria, que é diuturna, em exercer a profissão de advogado, aprendendo dia após dia, com os meus colegas e com os juízes, as múltiplas variantes que a interpretação e a aplicação do direito oferecem”. A partir de toda experiência e reconhecida autoridade na área, exclamou: “Podemos afiançar que o nosso Judiciário mantém-se altaneiro na senda que constitucionalmente lhe é reservada. O Poder Judiciário paulista, em particular, continua forte e unido”.

        Segundo o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, Tucci sempre se destacou no exercício da advocacia pela “lhaneza no trato, firmeza na defesa de suas posições, pela profundidade com que exerceu seu honroso mister, pela ética, pelo compromisso moral e notadamente pelo exemplo de grande advogado paulista”. O magistrado lembrou também o respeito e a admiração que professam os alunos do professor Tucci, deferência que Pereira Calças é testemunha, pois também é professor no Largo do São Francisco. “Vossa Excelência encarna exatamente o espírito que é a pedra angular da concessão do Colar do Mérito Judiciário”, falou o presidente. “Os serviços que Vossa Excelência prestou em sua profícua vida de advogado, educador e amigo com certeza fazem com que seja um exemplo a ser trilhado pelos novos cultores do Direito.”

        Também participaram da solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o diretor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo, Ricardo de Barros Leonel, representando o procurador-geral de Justiça; o corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior; os ministros Sidnei Beneti e Roberto Rosas; o conselheiro federal da OAB Luiz Flávio Borges D’Urso, representando a Seção São Paulo; a defensora pública coordenadora do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, representando o defensor público-geral; o subprocurador-geral do Estado da Área do Contencioso Geral, Frederico José Fernandes de Athayde, representando o procurador-geral do Estado; o presidente da Corte no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados, desembargador Walter Rocha Barone; o vice-presidente do TJSP biênio 2016/2017, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Mário Devienne Ferraz; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, representando o presidente do TCE-SP;  o conselheiro da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Renzo Leonardi, representando o presidente da Apamagis; juiz Felipe Albertini Nani Viaro, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; o superintendente de Relações Institucionais da Universidade de São Paulo, professor doutor Ignacio Maria Poveda Velasco, representando o reitor; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Luiz Perissé Duarte Júnior; o presidente da Associação dos Antigos Alunos da Fadusp, José Carlos Madia de Souza; a 2ª vice-presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, Edna Pedroso Moraes, representando o presidente; a esposa do homenageado, Cibele Tucci, os filhos Rafael, Amanda e Bianca, e a sogra Maria Inês Marçal; demais desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, professores, advogados, autoridades civis e militares, familiares e servidores da Justiça.

 

        Mais fotos no Flickr

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP