Comunicação Social

Notícia

TJSP realiza encontro estadual de facilitadores em Justiça Restaurativa

Experiências e resultados foram compartilhados.

 

        Facilitadores em Justiça Restaurativa que atuam em todo o Estado se reuniram na sexta-feira (26) para trocar experiências, propor reflexões e participar de grupos de trabalho sobre o tema. O encontro foi realizado em dois períodos. De manhã, no Auditório do Gade 23 de Maio e à tarde, na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior.

        Na abertura do evento, o coordenador do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do TJSP, juiz Egberto de Almeida Penido, agradeceu a presença de todos, destacando as dificuldades de deslocamento dos profissionais das comarcas do Interior, e enfatizou que se trata de um momento importante, não só simbolicamente, mas também pelo trabalho prático que é desenvolvido pelos técnicos que participam do encontro. “Estar juntos nos traz muitas coisas, faz parte de um processo de aprendizado, de ‘ensinagem’, pois, ao mesmo tempo em que a gente está aprendendo, também está ensinando”, afirmou.

        Para o magistrado, essa é uma oportunidade para a troca de inquietações e conhecimentos. “O trabalho realizado na Capital é diferente do Interior e é importante compartilharmos nossas experiências, resultados alcançados e desafios”, disse. E completou: “É uma somatória de ações em que buscamos a qualificação e o preparo dos profissionais que lidam com a violência”, comentou.

        A supervisora do Serviço de Justiça Restaurativa, Andrea Svicero, comandou os trabalhos. Os participantes foram divididos em pequenos grupos para a leitura de textos e atividades interativas, com a cooperação de todos os envolvidos. Ao todo, 43 profissionais participaram do evento.

        Um grupo, formado por sete facilitadores que participaram do curso de capacitação de formadores ministrado pela professora Kay Pranis, compartilhou seus ensinamentos e inovações, como o autocuidado e a experiência com processos circulares, metodologia que possibilita ao ofensor refletir sobre o mal praticado e sobre a reparação dos danos causados, bem como o atendimento das necessidades de todos os envolvidos e a responsabilidade de famílias, comunidade e Poder Público na mudança de rumos.

        No final do encontro os participantes trocaram mensagens de encorajamento e solidariedade, colocadas em frascos, que foram levados para seus respectivos locais de trabalho.

        Justiça Restaurativa é um método alternativo de solução de conflitos que trabalha as consequências da violência para os atores envolvidos: agressor e vítima, bem como seus familiares e a comunidade. O objetivo é chegar a uma autoavaliação de papéis dentro do problema enfrentado, identificando-se os caminhos a serem trilhados no resgate da convivência pacífica e disseminação da cultura de paz. O trabalho é coordenado por facilitadores capacitados em técnica autocompositiva e consensual de conflito, tendo como foco as necessidades de todos os envolvidos.

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / KS e AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP