Comunicação Social

Notícia

Judiciário de Adamantina abre suas portas para acadêmicos de Direito

Atividade aproxima estudantes das áreas jurídicas.

 

        O salão do Tribunal do Júri do fórum da Comarca de Adamantina recebeu, na noite de terça-feira (23), o I Júri Simulado organizado pelo Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), com apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público locais. A atividade, sob a responsabilidade da professora Fernanda Stefani Butarelo, coordenadora de projetos de extensão da Área de Humanas, reuniu alunos do 10º termo do curso de Direito que representaram o juiz, o promotor, o advogado, os jurados, o réu, as testemunhas e os serventuários.

        A simulação se baseou em caso real de homicídio doloso, em que o réu, embriagado e pilotando uma motocicleta, atropelou a vítima que morreu no local do acidente. Tanto na simulação como no caso real houve a condenação do réu. No júri simulado, após a fase de debates entre acusação e defesa, o Conselho de Sentença decidiu por maioria absoluta pela condenação.

        Segundo a professora Fernanda Stefani Butarelo, “eventos dessa natureza aproximam os acadêmicos das atividades jurídicas desempenhadas pelos profissionais do Direito. O júri simulado, atividade de extensão que se soma ao ensino, contribui para a formação acadêmica dos alunos e permite interessante experiência de prática jurídica. Agradeço aos envolvidos, especialmente ao coordenador, professor Igor Terraz Pinto, que ofereceu pleno apoio, e à juíza Ruth Duarte Menegatti que permitiu a realização no Plenário do Júri, bem como orientou muito bem os alunos proporcionando verdadeira aula sobre o Tribunal do Júri brasileiro.”

        “Recebi, com muito carinho, os alunos de Direito do nosso Centro Universitário, que estavam acompanhados dos seus professores, apaixonados pela arte de ensinar, por meio dos quais tiveram proveitosa aula sobre a realização de um júri. Essas atividades acrescentam muito ao conhecimento teórico adquirido em sala de aula. É uma ótima estratégia de ensino”, enfatizou a juíza da 3ª vara e diretora do fórum de Adamantina.

        O aluno, Diego Bianchi, desempenhou o papel de advogado de defesa durante a simulação. “Este júri simulado é de grande relevância para o ensino-aprendizagem do graduando, pois é a oportunidade de tirar as normas do papel e aplicar a casos concretos, o que se assemelha com a vida cotidiana do advogado. Tudo o que a instituição possa nos fornecer em prática contribuirá para uma melhor formação e um profissional mais preparado para enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho”, disse. Natália Silveira Rodrigues de Souza, que foi a promotora de Justiça, também destacou a relevância da atividade: “Avalio de forma muito positiva, pois possibilita o contato com as carreiras jurídicas, bem como a prática forense, sendo muito proveitoso para a formação profissional”.

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AP (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP