Comunicação Social

Notícia

TJSP é finalista do Prêmio Innovare

Projeto “Adote um Boa-Noite” concorre na categoria Tribunal.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo é um dos finalistas da 15ª edição do Prêmio Innovare com o projeto “Adote um Boa-Noite”. A organização do prêmio anunciou ontem (30) os 12 finalistas nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de dezembro, em cerimônia de premiação a ser realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

        A comissão julgadora do Innovare é composta por 31 membros. Da reunião que elegeu os finalistas (foto), participaram, entre outros, o ministro do STF Luís Roberto Barroso; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Marco Aurélio Bellizze, Sidnei Beneti, Cesar Asfor Rocha e Gilson Dipp (os últimos três, aposentados); os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Ives Gandra da Silva Martins Filho e Lelio Bentes Corrêa; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; e a advogada-geral da União, Grace Mendonça.

        Confira a lista dos finalistas.

 

        Adote um Boa-Noite

        O programa Adote um Boa-Noite foi lançado em outubro do ano passado para estimular a adoção de crianças e jovens com mais de oito anos e/ou com alguma deficiência.Consiste em um site com fotos e relatos de crianças e adolescentes acolhidos pelo Poder Judiciário, sem chance de adoção por falta de interessados (www.adoteumboanoite.com.br). A página e a campanha foram desenvolvidas gratuitamente pela agência F/Nazca a pedido do TJSP. A ideia é dar visibilidade a esses jovens, mostrando-os como sujeitos de direitos, parte integrante da sociedade, além de tentar contribuir com a evolução da concepção social de adoção, ampliando a baixíssima quantidade de adoções de crianças com mais de oito anos ou com deficiência (cerca de 90% daqueles que se candidatam a adotar pretendem crianças com menos de oito anos). Para a divulgação, o Tribunal contou com o apoio da imprensa e parcerias com os times de futebol Corinthians e São Paulo.

        Dos jovens que participaram do projeto ao longo desse primeiro ano – 56 adolescentes –, quatro já foram adotados e 17 estão em alguma fase do processo (estágio de convivência ou aproximação). Mais de 400 pessoas manifestaram interesse em adotar e todos os pretendentes precisam passar por uma avaliação antes da aproximação com as crianças.

 

        O prêmio

        Criado em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aumento da qualidade, modernização e aprimoramento da Justiça no Brasil. Já passaram pela comissão julgadora mais de cinco mil iniciativas, vindas de todos os cantos do país, provando que há uma “revolução silenciosa”, nas palavras do professor Joaquim Falcão, um dos fundadores do Prêmio. Pouco a pouco, esses projetos vão mudando a cara da Justiça e estimulando novas práticas, num ciclo virtuoso em que todos ganham.

 

        * Com informações do Prêmio Innovare

 

        Comunicação Social TJSP – SB (texto) / divulgação (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP