Comunicação Social

Notícia

Perfil de uma instituição que trabalha em prol de muitos

Conheça a força motriz do TJSP.

 

        No domingo (28) se comemorou o “Dia do Servidor Público”. Muito além de singelas homenagens os 42.678 servidores ativos do Tribunal de Justiça de São Paulo, divididos em 56 Circunscrições Judiciárias nas dez Regiões Administrativas Judiciárias, enfrentam cotidianamente números estratosféricos em todas as suas atividades. Para mais um registro nas comemorações, a matéria desta semana do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) destaca pequenos gestos que permitem grandes resultados econômicos, ambientais e sociais.

        Mesmo aqueles que trabalham no Judiciário de São Paulo – magistrados e servidores –, ou ainda os milhares de advogados que circulam pelos prédios dos fóruns não sabem que, dos seus 42.678 servidores (sem contar os magistrados), 18.258 são do sexo masculino e 24.420 do feminino e que a faixa etária predominante fica entre 49 e 53 anos. Nessa faixa de idade, no TJSP, há 3.522 homens e 5.416 mulheres, uma soma de 8.938, cerca de 20% do total.

        Outro dado interessante se refere à escolaridade dos servidores: 18.572 têm superior completo; 11.770 possuem pós-graduação; 730, mestrado; 178, doutorado e três têm pós-doutorado. O restante, aproximados 27% possuem ensino médio e fundamental.

        O tempo de serviço também revela um perfil interessante: 62,7% têm menos de 20 anos de casa. Do total de servidores, 3,8% estão no TJSP há menos de 1 ano; 27,8% de 1 a 5 anos; 10,3% de 6 a 10 anos; 8,6% de 11 a 15 anos; 12% de 16 a 20 anos; 12,4% de 21 a 25 anos; 16% de 26 a 30 anos; 7,7% de 31 a 35 anos; 1,2% de 36 a 40 anos e 0,3% mais de 40 anos.

        Para o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, a capacitação é a principal ferramenta para que o trabalho do Judiciário seja reconhecido pelo trabalho que oferece à população. “Apesar das inovações tecnológicas, temos consciência de que a máquina não faz tudo sozinha. Atrás de cada computador há um ser humano para dar resposta adequada às necessidades do jurisdicionado e ele não pode ser substituído por nenhuma máquina”, diz o presidente.

        Para confirmar a afirmação de que “por mais que haja evolução na tecnologia o ser humano sempre será fundamental”, o TJSP destaca hoje a iniciativa de uma equipe que analisou, comparou e agiu. Os servidores da Secretaria de Administração e Abastecimento (SAAB), preocupados com o desperdício de papel e a otimização de custos, pensaram longe e solicitaram à Secretaria da Presidência (SPr/DCS) um novo layout para a agenda (destaque) – dessa vez, permanente – modelo a ser  utilizado no Estado inteiro no ano de 2020. O novo layout traz as cores da Bandeira do Estado de São Paulo, a data de aniversário das cidades paulistas e as campanhas mensais já institucionalizadas, como, por exemplo, o Outubro Rosa.

        Com essa iniciativa, necessário se faz pequena mudança de hábito dos usuários da agenda em papel, que passarão a assinalar o dia da semana correspondente ao dia do mês e, só esse gesto (acredite!), gerará economia aos cofres públicos, já que as agendas serão usadas em qualquer ano e não somente em 2020. 

        A Presidência do TJSP parabeniza e incentiva iniciativas como essa. Quando se gera economia em determinado setor e/ou contrato, o investimento se volta para a atividade-fim. Isso melhora a prestação jurisdicional e, consequentemente, a imagem do Judiciário junto à população. “Parabéns servidores, façamos valer o verdadeiro conceito do termo servidor público. Façamos do nosso Judiciário um instrumento com a melhor força de trabalho. Que essa força motriz nunca se dissocie do coração para servir ao público e que ofereça uma prestação de serviços com a finalidade de distribuir justiça atendendo às necessidades da sociedade”, argumenta Pereira Calças.

 

        Barretos homenageia seus servidores

        O Judiciário da Comarca de Barretos realizou, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro a “Semana do Funcionário Público”. Agora, o formato foi diferente; há oito anos a homenagem foi feita aos que se destacaram pela competência e profissionalismo. Em 2018, além desse reconhecimento, em cada dia da semana os funcionários exibiram seus talentos artísticos, com exposições permanentes nos corredores do fórum, além de apresentações musicais. Na abertura da semana, a juíza diretora Fernanda Vazquez apresentou os funcionários/artistas. Foram eles: Ronaldo Ismael (Colégio Recursal), pintura em óleo sobre tela; Marcos Palmeira (Administração) e Bruna Araújo (Juizado), fotografias do fórum intituladas “Nosso Quintal”; Adriana Cândido (SAF), artesanato em MDF; e Osmildo de Andrade (Administração), degustação da Arte Culinária.

        As apresentações incluíram o coral “Acordes Vocais”, integrado pela juíza Fernanda Vazquez; a “Banda Os Forenses” composta pelos servidores Leonardo Zanon e Fausto Oliveira (1º Cível) e Fernando Teixeira (2º Criminal). Neste dia (31), o servidor do ano, Artur Ventura da Silva Júnior, (coordenador do 3º Cível), será homenageado e, amanhã (1º), o encerramento contará com a apresentação ‘Violão e Voz”, pelo servidor Márcio Luiz Carnavali.

        Para a magistrada, “esses ‘encontros’ demonstram o lado pessoal, a arte e a beleza das habilidades artísticas dos servidores e promovem integração com os magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos e advogados”.

 

        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 31/10/18.

 

        Comunicação Social TJSP - RS (texto) / KS e divulgação (fotos) / SGP (gráfico)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP