Comunicação Social

Notícia

Governador Márcio França é agraciado com o Colar do Mérito Judiciário

Insígnia reconhece contribuições ao Poder Judiciário paulista.

 

        O Tribunal de Justiça laureou, ontem (27), o governador de São Paulo, Márcio França, com a mais alta comenda do Judiciário paulista: o Colar do Mérito Judiciário. A honraria reconhece pessoas naturais ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça. “O Tribunal não poderia deixar de agradecer o trabalho incansável, o trabalho desinteressado, o trabalho de viés puramente institucional e que visa, exclusivamente, ao interesse público do povo paulista, que Márcio França prestou na gestão do Estado de São Paulo”, afirmou o presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.

        No final deste ano o governador encerra seu mandato à frente do Poder Executivo de São Paulo. O orador em nome do TJSP, desembargador Willian Roberto de Campos, lembrou que a trajetória do homenageado se iniciou bem antes, no próprio Tribunal paulista, quando atuava como oficial de Justiça. “Essa origem provavelmente fez nascer no espírito do laureado especial sensibilidade, que lhe permitiu identificar na vocação do Judiciário um pacto indissolúvel com a decência e a virtude”, declarou o orador. Márcio França continuou sua trajetória, informou Willian Roberto de Campos, na política: foi vereador em São Vicente por dois mandatos, se elegeu prefeito da cidade em 1997, e foi reeleito no pleito seguinte. Depois partiu para Brasília, eleito deputado federal em 2007, e em 2011 retornou a São Paulo para ocupar o posto de secretário de Turismo do Estado, tendo sido convidado pelo governador Geraldo Alckmin para ser vice na chapa de reeleição, no ano de 2014. Neste ano, com a decisão de Alckmin de disputar a Presidência, Márcio França assumiu o governo em 7 de abril. “Não se acomodou timidamente na cadeira, com receio do noviciado. Pouco mais de oito meses bastaram para que o doutor França empregasse a culminância de uma atuação vibrante a serviço da felicidade do povo paulista”, afiançou o desembargador. “Até breve na luta pela vida e pelo bem do Brasil, querido governador”, finalizou.

        O homenageado, em seu discurso, defendeu enfaticamente o serviço público, atividade que, conforme compartilhou com o público, exerceu durante toda a vida, tanto no Tribunal quanto no Legislativo e no Executivo. “Para aqueles que nascem com a vocação pública, como nós, obviamente, nascemos, não há alternativa para poder ser feliz”, afirmou. “Eu faço o serviço público porque acredito de fato que as coisas públicas têm o condão de permitir que alteremos a vida das pessoas”, continuou. Márcio França também ressaltou o seu amor e orgulho pela Terra de Piratininga. “Tenho a absoluta certeza que o destino do Brasil estará vinculado a São Paulo”, declarou. “E tenho certeza que São Paulo não faltará à sua responsabilidade”.  Segundo ele, “mais importantes do que o nosso sucesso é o sucesso do Estado de São Paulo e do Brasil. Eu tenho certeza que a isso estamos todos nós fadados”.

        O presidente do TJSP encerrou a solenidade, realizada no no Palácio da Justiça, sede da Corte. “Vossa Excelência governou esse Estado com competência, com comprometimento”, testemunhou o desembargador. “Político de palavra, transparente, cumpriu todos os compromissos assumidos no interesse público do povo paulista”, observou. “Esse não é um discurso, não é uma oração, é um pleito de gratidão do Judiciário a quem, sabendo que os grandes interesses da nação passam por São Paulo, fez de sua trajetória no governo paulista um modelo que com certeza levará vossa excelência a outros caminhos, a outros postos. Muito obrigado, senhor governador.”

        Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Carlos Vieira Von Adamek, representando o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ; a subprocuradora-geral de Justiça de Integração e Relações Externas, Lídia Helena Ferreira da Costa Passos, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Marcos da Costa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conselheiro Renato Martins Costa; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges; o procurador-geral do Estado de São Paulo, Juan Francisco Carpenter; a vice-presidente do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, desembargadora Sonia Franzini, representando o presidente; os secretários de Estado Márcio Fernando Elias Rosa (Justiça e Defesa da Cidadania), Lourival Gomes (Administração Penitenciária), Mágino Alves Barbosa Filho (Segurança Pública), Francisco Sérgio Ferreira Jardim (Agricultura e Abastecimento) e João Carlos de Souza Meirelles (Energia e Mineração); a secretária-chefe da Casa Militar e dirigente do Sistema Estadual de Defesa e Proteção dos Animais Domésticos, coronel PM Helena dos Santos Reis; o subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Fernando Alencar Medeiros, representando do comandante-geral; o delegado-geral de Polícia do Estado de São Paulo, Paulo Afonso Bicudo; os deputados estaduais Campos Machado, Barros Munhoz, Gileno Gomes, Itamar Borges e Rafael Silva; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Cláudio Antonio Soares Levada; o integrante do Conselho Consultivo e de Programas da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, representando o diretor; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, juiz do TRE José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; os prefeitos Pedro Gouvêa (São Vicente) e Rômulo Rippa (Porto Ferreira); a esposa do homenageado, professora Lúcia França; o filho, deputado estadual Caio França; as cunhadas Fernanda França e Andréa Cunha; demais magistrados, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, representantes civis e militares, familiares e servidores da Justiça.

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP