Comunicação Social

Notícia

TJSP na Mídia: Valor Econômico publica matéria sobre uso da mediação em recuperações judiciais

Destaque foi iniciativa da 2ª Vara de Falências.

 

        O uso da mediação em processos de recuperação judicial foi destaque em matéria publicada hoje (24) no caderno Legislação & Tributos do jornal Valor Econômico. O destaque foi a iniciativa da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, que realizará sessão de mediação com credores da rede de livrarias Saraiva, atualmente em processo de recuperação. Na ocasião, o administrador judicial coletará informações para apresentá-las à empresa antes da apresentação do plano de pagamento ser colocado em votação.

        “Fazer com que o credor e o devedor consigam conversar e chegar a uma solução consensual é muito melhor do que o juiz ter que decidir de forma impositiva”, disse o magistrado Paulo Furtado, da 2ª Vara de Falências, à reportagem. O texto também ressalta que a expectativa com a mediação é melhorar os planos de pagamento que as devedoras possam oferecer, facilitando a aprovação em assembleias gerais e evitando futuras contestações. O magistrado afirmou, no entanto, que a mediação será aplicada de acordo com o caso: “Temos que verificar se é possível e se pode ser eficaz”.

        A matéria também aborda outros casos de uso da técnica em situações específicas de processos de recuperação. Entre eles está sessão de conciliação realizada pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, com a presença de representantes da companhia aérea Avianca e arrendadores de aeronaves, no último dia 14.

        A matéria está disponível no site do jornal.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / internet (foto ilustrativa)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP