Comunicação Social

Notícia

Judiciário paulista prestigia posse da nova Administração do TJRJ

Novo presidente é o desembargador Claudio Tavares.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, participou e integrou a mesa de honra, nesta segunda-feira (4), da cerimônia de posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), do desembargador Claudio de Mello Tavares. A nova Administração do TJRJ é formada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Bernardo Moreira Garcez Neto; 1º vice-presidente, desembargador Reinaldo Pinto Alberto Filho; 2º vice-presidente, desembargador Paulo de Tarso Neves; 3º vice-presidente, desembargadora Elizabete Filizzola Assunção; e pelo diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade – eleita para o biênio 2019/2020.

        Ao transmitir o cargo, o desembargador Milton Fernandes de Souza, que esteve à frente do TJRJ no biênio 2017/2018, afirmou que, ao assumir a Presidência, comprometeu-se com uma administração marcada por harmonia, austeridade e união. “O Estado do Rio de Janeiro enfrentou a pior crise, com problemas no Executivo e no Legislativo. O Poder Judiciário, com a união de todos, superou essa crise com o trabalho de magistrados e servidores”, disse.

        Em seu discurso de posse, o novo presidente, desembargador Claudio de Mello Tavares, saudou magistrados, procuradores e promotores do Ministério Público, defensores públicos, advogados, amigos e familiares e defendeu o diálogo e a importância da consolidação da democracia no país. “Nossa prioridade será a digitalização de todos os processos, para que a Justiça seja mais ágil e a população tenha uma resposta muito mais rápida, que traga paz e tranquilidade a quem procure o Poder Judiciário”. Ele apontou como principal desafio manter uma interlocução com os demais Poderes. “Por meio do diálogo poderemos encontrar maneiras de contribuir para aumentar a segurança, ajudando a combater a criminalidade em nosso estado.”

        O novo presidente do TJRJ deseja “ver um Judiciário forte, unido e prestigiado, a ocupar o lugar que merece no cenário social e político deste País. Um Judiciário à altura de seus valorosos integrantes e que possa colaborar efetivamente na construção de uma sociedade livre, mais justa, fraterna e solidária, como determina nossa Carta Constitucional, a qual todos nós, magistrados brasileiros, de forma uníssona, juramos respeitar e defender. Entre as promessas generosas da Constituição de 1988 e a realidade do nosso País, ainda há um abismo. Ela fala em justiça social, mas o Brasil continua sendo um dos países mais desiguais do mundo. O constituinte exige a moralidade administrativa, mas a corrupção viceja em diversos níveis da Administração Pública.  Muitos outros exemplos poderiam ser lembrados para evidenciar o óbvio: nossa Constituição ainda está longe de ser plenamente efetiva”.

        Ao saudar os novos integrantes do Judiciário do Rio de Janeiro, a desembargadora Gizelda Leitão Teixeira destacou a importância dos “magistrados altamente comprometidos com suas funções, que se dedicam, além do limite de suas forças, para bem desempenharem suas obrigações e daí resultam decisões, sentenças e acórdãos de qualidade inegável que compõem conflitos, reconhecem direitos e impõem a quem transgride as leis a devida punição. Nos integrantes da nova administração do Tribunal de Justiça repousam a esperança e aspirações, não só de magistrados e servidores, mas de toda a população desse Estado”.

        Mais de duas mil pessoas lotaram o Tribunal Pleno do Fórum da Capital, entre representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, chefes militares e jornalistas. Integraram a mesa e a extensão da mesa principal o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux; o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, deputado André Ceciliano; o arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta; os ministros do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha (presidente), Humberto Martins (corregedor nacional de Justiça), Luís Felipe Salomão, Marco Aurélio Belizze Oliveira, Paulo Dias de Moura Ribeiro, Antonio Saldanha Palheiro; o senador Fernando Collor de Mello; o deputado federal Hugo Leal; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio, Eduardo Gussem; o procurador do município Antônio Carlos de Sá, representando o prefeito do Rio de Janeiro; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio (Amaerj), Renata Gil de Alcântara Videira; o presidente da OAB RJ, Luciano Bandeira; a primeira-dama do Estado, Helena Witzel; o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marianna Willeman; o presidente do Tribunal de Contas do Município, Thiers Montebello; o subprocurador-geral da República, Alcides Martins; o comandante Militar do Leste, general Walter Souza Braga Netto; o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, tenente-brigadeiro Jeferson Domingues de Freitas; o comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes; o presidente do Tribunal Marítimo, vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargador José da Fonseca Martins Júnior; a procuradora-chefe regional da República da 2ª Região, Márcia Morgado Miranda; o secretário de Estado da Casa Civil e Governança do Rio de Janeiro, José Luís Cardoso Zamith e o ex-presidente do TJRJ, desembargador Sérgio Cavalieri Filho.

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto, com informações e fotos TJRJ e Amaerj)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP