Comunicação Social

Notícia

Cejuscs de Marília e Ribeirão Bonito promovem eventos

Atividades em Ribeirão Bonito, Tatuí e Vera Cruz.

    Os Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das comarcas de Marília, Ribeirão Bonito e Tatuí realizaram na semana passada atividades especiais voltadas para a disseminação da cultura da paz e pacificação social por meio da conciliação e mediação. Saiba mais:

 

    Conciliação em Vera Cruz

    No último dia 27, o Cejusc de Marília, por meio de um motorhome - espécie de micro-ônibus - prestou atendimento à população do município vizinho de Vera Cruz. Na oportunidade, foram realizadas seis audiências de mediação/conciliação na área de Família e 31 orientações jurídicas.

    O evento aconteceu das 10 às 16 horas em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, com a coordenação do juiz José Antonio Bernardo e participação de três funcionários do TJSP, acompanhados de dois estagiários de nível superior.

    A ação, que acontecerá toda última segunda-feira de cada mês, tem o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da população e fortalecer o Programa Município da Justiça destinado a resolver conflitos de forma célere e pacífica, evitando novas ações judiciais.

 

    Oficina de Parentalidade em Ribeirão Bonito

    O Fórum de Ribeirão Bonito, por meio do Cejusc, realizou, no dia 27 de abril, a primeira edição da Oficina de Parentalidade da Comarca. O projeto tem a coordenação do juiz Victor Trevizan Cove e destina-se ao atendimento de famílias que passam por um período de reestruturação causado pela ruptura dos laços conjugais.

     A iniciativa acolhe pais e familiares envolvidos em conflitos, judicializados ou não, relacionados a casos de divórcio, guarda, regulamentação de visitas, entre outros, em diferentes fases processuais. O evento contou com a presença de representantes do Conselho Tutelar do município que tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e, dessa forma, fazer a triagem dos casos que necessitem de atendimento da instituição.

    Durante a oficina 23 pessoas, entre familiares e convidados, puderam compartilhar experiências e desafios do exercício da parentalidade, além de receber orientações dos instrutores para auxiliá-los a construir uma efetiva e saudável relação parental nessa fase, especialmente com os filhos. A ação teve a colaboração do Setor Técnico e de cinco colaboradores do fórum. Ao final do programa, os participantes receberam Certificado de Participação.

 

    Curso de Capacitação em Mediação Judicial em Tatuí

    A Comarca de Tatuí promoveu, de 20 a 24 de Maio, o 5º Curso de Capacitação em Mediação Judicial, que teve o acompanhamento da equipe do Cejusc. O evento contou com a supervisão do juiz coordenador do Cejusc e da Unidade de Justiça Restaurativa do município, Marcelo Nalesso Salmaso, e foi ministrado pelas instrutoras certificadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e habilitadas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Adriana da Rocha Leite e Silmara B. Zappia Affonso Ferreira. No total, 16 alunos concluíram a primeira etapa do curso. Somente após a conclusão da segunda etapa os participantes serão certificados.

 

    Comunicação Social TJSP – VT (texto) / Divulgação (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP