Comunicação Social

Notícia

Magistrados do TJSP participaram do III Encontro da Rede Nacional de Cooperação Judiciária

Evento busca fortalecer integração entre tribunais brasileiros.

 

    Magistrados paulistas participaram hoje (5) do III Encontro da Rede Nacional de Cooperação Judiciária, evento destinado a fortalecer a comunicação do Poder Judiciário e integrar os 91 tribunais do país por meio de mecanismos de colaboração. Do Tribunal de Justiça de São Paulo participaram dos debates destinados a identificar formas de se ampliar o intercâmbio entre magistrados, tribunais, servidores e demais integrantes do Sistema de Justiça, compartilhando boas práticas e buscando soluções para dificuldades comuns, o vice-presidente e corregedor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Carlos von Adamek; os juízes Richard Pae Kim (secretário especial de Programas do CNJ), Luis Augusto Freire Teotônio (assessor da Corregedoria Geral da Justiça) e Francisco Carlos Inouye Shintate; e a diretora do Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deex), Patrícia Tiuman de Souza Carvalho.

    A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Dias Toffoli. “Precisamos demonstrar nossa unidade e colegialidade, em que pesem as divergências naturais de um colegiado, próprias que são da pluralidade e da democracia. Por isso a importância da Rede Nacional de Cooperação Judiciária, medida adotada pelo CNJ para fortalecer a comunicação entre os órgãos do Poder Judiciário e integrar cada um dos 91 tribunais por meio de mecanismos de cooperação que visam ao aperfeiçoamento da jurisdição”, disse.

    A Rede Nacional de Cooperação Judiciária foi instituída em 2011 por meio da Recomendação CNJ nº 38 e reativada pela Portaria nº 32/2019. O coordenador da rede, conselheiro Fernando Mattos, comentou que “o propósito da rede é atender de maneira eficiente e célere as demandas dos órgãos judiciais. Para isso, o Poder Judiciário deve lançar mão das ferramentas tecnológicas disponíveis”.

    Nessa edição, o encontro promoveu painéis de discussão com temas sobre o emprego mais intensivo das tecnologias por parte dos órgãos do Judiciário, a exemplo das videoconferências, e os desafios da execução penal, particularmente em relação à transferência de presos e compartilhamento de dados entre órgãos do Judiciário e do Poder Executivo.

    Também participaram do evento a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o corregedor-nacional da Justiça, ministro Humberto Martins; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lélio Bentes; os conselheiros do CNJ Maria Iracema do Vale, Márcio Schiefler e Valdetário Andrade Monteiro; e juízes auxiliares que fazem parte da atual gestão do Conselho.

    *Com informações do CNJ.

 

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / CNJ (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP