Comunicação Social

Notícia

Conselho Editorial da Revista Jurídica Eletrônica discute novos rumos

Principal objetivo é inserir a RJE no mundo acadêmico.

        O desembargador Artur Marques da Silva Filho, representando o Tribunal de Justiça de São Paulo, reuniu-se, no Gabinete da Vice-Presidência, com os integrantes do Conselho Editorial da Revista Jurídica Eletrônica do TJSP. O encontro objetivou estabelecer propostas e metas de trabalho para que a RJE – publicação digital da Justiça paulista, que reúne artigos doutrinários, comentários de acórdãos e jurisprudência sobre diversas áreas do Direito – atinja, cada vez mais, maior número de interessados e que obtenha, no decorrer de duas publicações, conformidade com o Sistema Qualis (sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES). O Qualis relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação do tipo "stricto sensu" (mestrado e doutorado), quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade (A, B, C), por área de avaliação.
        O conselho promoverá a transformação da RJE e durante a reunião cada integrante trouxe sua expertise acadêmica e pontuou os principais quesitos a serem observados, tais como periodicidade da publicação, plataforma em que o periódico será disponibilizado, formato dos artigos, temas abordados em cada volume, dentre outros.
        Para a sistematização dos trabalhos, decidiu-se que, virtualmente, sob a coordenação do professor Luiz Alberto David Araújo, os integrantes do Conselho Editorial, que voltarão a se reunir dentro de 20 dias, farão nesse período que antecede o novo encontro, propostas para que a RJE esteja cada vez mais próxima das regras do Sistema Qualis.
        Também participaram os seguintes integrantes do Conselho Editorial: Alamiro Velludo Salvador Netto (advogado e professor da USP), André Guilherme Lemos Jorge (advogado e coordenador da Uninove), Claudia Mansani Queda de Toledo (advogada e reitora da ITE-Bauru), Flávio Luiz Yarshell (advogado e professor da USP), Gilson Delgado Miranda (juiz de Direito substituto em 2º grau e professor da PUC-SP), José Maria Câmara Júnior (desembargador e professor da PUC-SP), Luiz Alberto David Araújo (advogado e professor da PUC-SP), Marcelo Benacchio (juiz de Direito e professor da Uninove) e Renato de Mello Jorge Silveira (advogado e professor da USP).
        O desembargador Artur Marques da Silva Filho iniciou e encerrou a reunião agradecendo a disponibilidade dos professores em atender à solicitação do TJSP em integrar o Conselho Editorial da RJE, atividade pro bono, que implica em dedicação e trabalho.

        Comunicação Social – DM (texto) / FV (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP