Comunicação Social

Notícia

TJSP outorga Colar do Mérito Judiciário ao advogado e professor Flávio Luiz Yarshell

Comenda reconhece mérito e contribuições do homenageado.

 

         O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou ontem (26) Flávio Luiz Yarshell, advogado e professor doutor titular do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com a mais alta comenda do Judiciário paulista: o Colar do Mérito Judiciário. A honraria é concedida por reconhecimento de mérito e relevantes contribuições prestadas pelo agraciado à Cultura Jurídica e ao Poder Judiciário.

        A sessão solene aconteceu no salão nobre “Ministro Manoel da Costa Manso” do Palácio da Justiça, sede do Judiciário paulista. Após a execução do Hino Nacional e do Hino do Tribunal de Justiça de São Paulo, o presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, laureou Flávio Yarshell com o Colar do Mérito Judiciário.

        Segundo o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, que representou a Corte paulista como orador da solenidade, a “trajetória profissional e acadêmica impressiona até ao mais laureado jurista. E ela decorre das luzes de uma inteligência privilegiada, pautada pelo amor ao trabalho, pela firmeza de atitudes e dedicação integral a tudo que abraçou. A Corte se sente prestigiada com a outorga ora materializada”.

        Flávio Luiz Yarshell graduou-se em Direito na Universidade São Paulo, onde obteve também os títulos de mestre e doutor em Direito Processual Civil e de professor de livre docência e professor titular. Atualmente, Yarshell leciona nos cursos de graduação e pós-graduação da USP, é advogado atuante nas áreas consultiva e contenciosa (judicial e arbitral) envolvendo Direito Processual Civil, Civil, Família e Sucessões, Societário, Empresarial e Administrativo. Yarshell também integrou Comissões de Concursos de Ingressos na Magistratura. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo no período de 2006 a 2012. Em março de 2011, recebeu o Colar do Mérito Eleitoral Paulista, tendo em vista os serviços prestados perante o TRE-SP. Além de proferir palestras em congressos, simpósios e outros eventos jurídicos, possui diversos títulos publicados.

        “Vossa Excelência é inegavelmente formador da consciência jurídica nacional”, sublinhou o orador. “Já disse em outra oportunidade, que muitos devotam amor ao Poder Judiciário, elevando-o. Mas Vossa Excelência o faz com a força, o sentimento, a paixão, com o espírito e com a consciência, sem pretensões nem interesses, senão o prestígio da Instituição que sequer integra diretamente, mas a respeita pelas suas tradições e pelo seu papel primordial no cenário nacional, no resguardo dos direitos do cidadão.”

        Ao subir à tribuna, Flávio Luiz Yarshell proferiu palavras de agradecimento ao Tribunal de Justiça de São Paulo e aos magistrados que tiveram a iniciativa de indicá-lo ao recebimento da homenagem, desembargadores Antonio Carlos Malheiros e Maria Cristina Zucchi. “Esse ato de imerecida generosidade é, para mim, motivo de enorme orgulho. Muito embora o cumprimento do dever não mereça elogios, o reconhecimento do trabalho realizado é inegável fonte de estímulo”, afirmou. Após os agradecimentos dirigidos também à família, aos colegas de docência, sócios, advogados e aos amigos, Flávio Yarshell finalizou agradecendo a Deus, “pela benção da vida e por todas as oportunidades que se renovam a cada dia. Que eu possa receber esta homenagem com a devida humildade, que ela seja mais um passo no caminho do meu desenvolvimento moral e espiritual e também daqueles com quem me foi dado conviver neste plano da Existência”.

        O presidente Pereira Calças encerrou as homenagens do dia reafirmando a admiração a que faz jus o laureado. “O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo sente-se envaidecido e honrado e todos os seus componentes felizes de poderem fazer Justiça e entregarem a Vossa Excelência esta comenda”, declarou o magistrado. “Vossa Excelência fez por merecê-lo, por ter uma vida impecável, de um homem justo, um bonus pater familias”, enalteceu Pereira Calças.

        Estiveram presentes na solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, representando o Governador do Estado de São Paulo; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP  Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo Carlos Eduardo Cauduro Padin; a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região e desembargadora federal Therezinha Astolphi Cazerta; o pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias da PUC, desembargador Antônio Carlos Malheiros; os ex-presidentes do TRE de São Paulo, desembargadores Antônio Carlos Mathias Coltro e Mário Deviene Ferraz; o corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo, Samuel Meira Brasil Júnior; a sub-procuradora geral de Justiça de Integração e Relações externas, Lídia Helena Ferreira da Costa Passos, representando o Procurador Geral; o vice-presidente do TRE de São Paulo e corregedor regional eleitoral,  Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, representando o defensor público geral do Estado; o presidente da Magiscred, Cláudio Hamilton Barbosa; a presidente do Instituto Paulista de Magistrados, Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, representando o presidente da AMB; a procuradora de Justiça e 1ª vice-presidente da Associação paulista do MP, Paula Castanheira Lamenza, representando o presidente; o diretor financeiro da Associação Paulista de Magistrados, Ricardo Felício Scaff, representando o presidente; o superintendente de relações institucionais da USP, Ignácio Maria Poveda Velasco, representando o reitor; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Renato José Cury; o secretário Adjunto de Justiça, Renato Parreira Stetner, representando o Prefeito de São Paulo; o procurador geral do município de São Paulo, Guilherme Bueno de Camargo. Estiveram presentes também familiares do homenageado: a esposa, Vera Penã Machado Yarshell, as filhas Flávia Collucci e Yarshell e Fernanda Collucci e Yarshell, a irmã Cléclia Maria Yarshell e o sobrinho Daniel Luiz Yarshell.

         Mais fotos no Flickr.  

 

        Comunicação Social TJSP – TM (texto) / PS e FV (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP