Comunicação Social

Notícia

Índice de Atendimento à Demanda no TJSP é de 120%, o maior da história da Corte

Dado é divulgado no Relatório Justiça em Números.

 

        No último ano, a produtividade de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo aumentou, assim como houve melhora no Índice de Atendimento à Demanda (IAD) e na taxa de congestionamento da Justiça Estadual paulista. Os dados estão no Relatório Justiça em Números 2019 (ano-base 2018), apresentado hoje (28) pelo Conselho Nacional de Justiça, durante a 2ª Reunião Preparatória do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília.

        O Índice de Produtividade dos Servidores (IPS) do Judiciário paulista aumentou 10,6%.  Já o Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM) cresceu 7,7% – de 2.363 para 2.545 – e é o segundo melhor entre os tribunais estaduais. Os dois índices são calculados pela relação entre o volume de casos baixados e o número de magistrados e servidores que atuaram durante o ano na jurisdição. O atual IPM é o maior da história do Tribunal de Justiça de São Paulo desde quando passou a ser contabilizado pelo Justiça em Números, no ano de 2009.

        Uma consequência do empenho de servidores e magistrado foi um aumento de 15% no Índice de Atendimento à Demanda (IAD), que reflete a capacidade das cortes em dar vazão ao volume de casos ingressados. No relatório do passado, o IAD do Tribunal de São Paulo era de 105,4%. Neste ano o número subiu para 120,6% e também é o maior dos últimos dez anos.

        Já a Taxa de Congestionamento líquida mede o percentual de processos que ficaram represados sem solução, comparativamente ao total tramitado no período de um ano, retirando-se desse acervo os processos suspensos, sobrestados ou em arquivo provisório. Quanto maior o índice, maior a dificuldade do tribunal em lidar com seu estoque de processos. Neste ano o TJSP melhorou três pontos percentuais, atingindo uma taxa de 71,1%, a mesma da média nacional.

 

        Porte

        O Tribunal de Justiça de São Paulo é o maior entre os 90 tribunais analisados no relatório Justiça em Números. Dos 78,6 milhões de processos que estão em andamento no Brasil – dado que engloba todas as esferas do Judiciário, incluindo os tribunais superiores – 20,2 milhões estão na Justiça Estadual paulista (25,6%). No período analisado pelo relatório foram recebidos mais de 5,4 milhões de casos novos no TJSP (27,8% do total da Justiça brasileira).

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / CNJ (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP