Comunicação Social

Notícia

EPM e CIJ promovem o seminário ‘Infância e Juventude e cidadania’

Evento contou com palestra da deputada Tabata Amaral.

 

        A Escola Paulista da Magistratura (EPM), em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo, realizou na última sexta-feira (27) o seminário Infância e Juventude e cidadania, ministrado pela deputada federal Tabata Amaral. O evento teve a participação do desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, coordenador da CIJ, que também representou o diretor da EPM, desembargador Francisco Loureiro, e do juiz Paulo Roberto Fadigas Cesar, integrante da CIJ. Realizado no auditório do Gade MMDC, o seminário contou com 700 inscritos nas modalidades presencial e a distância.

        Em sua exposição, Tabata Amaral destacou o potencial transformador da educação, mencionando como exemplo sua trajetória. Oriunda de família humilde, ela estudou no ensino público até obter uma bolsa de estudos para ingressar na educação particular. Depois, graduou-se em Ciências Políticas e Astrofísica pela Universidade de Harvard (EUA). A palestrante mencionou os abismos sociais e econômicos existentes no Brasil e o alto nível de analfabetismo e destacou que um país mais desenvolvido, inclusivo e ético passa pela quebra do ciclo da pobreza. Lembrou, ainda, que um dos principais motivos da alta taxa de evasão do ensino médio é o desinteresse e a falta de esperança no futuro, ultrapassando razões como maternidade ou necessidades econômicas. Tabata Amaral enfatizou a necessidade de educação cívica nas escolas, bem como de matérias voltadas às artes, de âmbito socioemocional e que desenvolvam a capacidade de falar em público e de trabalhar em grupo.

 

        Comunicação Social TJSP – LS (texto) / RF (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP