Comunicação Social

Notícia

TJSP inicia fase oral do 188º Concurso de Ingresso na Magistratura

117 candidatos estão habilitados.

 

         O Tribunal de Justiça de São Paulo iniciou, nesta terça-feira (1º), as provas orais do 188º Concurso de Ingresso na Magistratura. Em sessão pública realizada no Fórum João Mendes Júnior, o presidente da Comissão, desembargador Ricardo Santos Feitosa, conduziu o sorteio que definiu a ordem de arguição dos candidatos do dia.

        O presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, participou da abertura da sessão e cumprimentou os integrantes da Comissão, servidores, familiares e, em especial, os candidatos. “Este é o último concurso que participo na Presidência desta gloriosa Corte e isto me toca muito. Quero dizer aos candidatos que vale a pena ser juiz em São Paulo. Lutem pela ética, pelo compromisso com a Magistratura brasileira, pelos valores, legalidade e cumprimento de nossa Constituição paulista.”

        Estão habilitados para esta fase, a quarta etapa do concurso, 117 candidatos, sendo 72 homens e 45 mulheres. Na primeira fase, os candidatos passaram por uma prova objetiva. Na segunda, pela discursiva. A terceira compreendeu sindicância da vida pregressa, investigação social e avaliação física e psicológica. Os aprovados nesta quarta etapa irão para a quinta e última: avaliação dos títulos.

        A Comissão do concurso é composta pelos desembargadores Ricardo Santos Feitosa (presidente), Nestor Duarte, Antonio Carlos Villen e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho e pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Flavio Luiz Yarshell. Também participaram da sessão o suplente da Comissão, desembargador Newton de Oliveira Neves, e a juíza Fernanda Gomes Camacho.

        O edital do 188º Concurso de Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo foi publicado em setembro de 2018, com 310 vagas para o cargo de juiz substituto. Foram recebidas 23.122 inscrições, das quais 19.194 pela ampla concorrência, 355 na lista para pessoas com deficiência e 3.573 pelas cotas para negros e pardos. Na primeira fase (prova objetiva seletiva), 1.594 foram aprovados. Na fase seguinte, de provas escritas (discursiva e sentenças), restaram 123 aprovados, dos quais 117 seguiram para a fase de provas orais após a fase de entrega de documentação e comprovação dos três anos de exercício de atividades jurídicas.

 

       Comunicação Social TJSP – TM (texto) / AC (fotos)

       imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP