Comunicação Social

Notícia

Palácio da Justiça é palco da final da competição de direito penal econômico da FGV

Objetivo é desenvolver habilidades para exercício profissional.

 

        O Salão do Júri do Tribunal de Justiça de São Paulo foi palco da Competição de Direito Penal Econômico da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP) nesta terça-feira (3). A iniciativa se deu no âmbito do Grupo de Pesquisas e Estudos em Direito Penal Econômico (GPDPE) da FGV Direito SP e é inspirada em competições jurídicas internacionais, que anualmente mobilizam estudantes de Direito de todo o mundo na resolução de disputas em diferentes áreas do direito.

        Segundo a idealizadora do evento, professora doutora Heloisa Estellita, o objetivo é proporcionar aos estudantes do 2º ao 5º ano da graduação uma oportunidade para o estudo aprofundado dos tópicos legais. “Nestas competições, os alunos desenvolvem capacidade de pesquisa profunda, de argumentação, habilidades orais e de contra-argumentação rápida e, além disso, ocorre o envolvimento deles com os escritórios de advocacia participantes”.

        Os alunos se organizam em equipes de dois a quatro integrantes e analisam um caso da área de Direito Penal Econômico, elaborado por pós-graduandos da FGV Direito SP, e apresentam suas peças de acusação e de defesa em três rodadas de julgamento. O evento contou com oito equipes/escritórios e os juízes da rodada oral nesta edição foram os juízes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), José Lunardelli e Maria Cecília Pereira de Mello, e a juíza do Tribunal Penal Internacional, Sylvia Helena Steiner.

        Para a juíza Sylvia Steiner, tais competições auxiliam imensamente no aprendizado do estudante de Direito, que têm a oportunidade de mostrar seus conhecimentos e serem avaliados. “Na Europa, essas competições são muito comuns e vejo com alegria essa iniciativa chegando ao Brasil”, disse.

 

        Comunicação Social TJSP – DM (texto) / KS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP