Comunicação Social

Notícia

TJSP participa de evento alusivo à luta contra a Aids

Ação aconteceu no Fórum Criminal.

 

        A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) “Instituto Cultural Barong”, promoveu, na última quarta-feira (4), na entrada do Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães, na Barra Funda, campanha em alusão ao “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, data definida pela Organização Mundial da Saúde para ser lembrada todo dia 1º de dezembro. Essa é a quarta edição da campanha, já realizada em anos anteriores nos prédios do Fórum João Mendes Júnior, Praça do Patriarca e no Fórum Criminal, local que recebe público aproximado de 4,5 mil pessoas/dia.

        Os interessados são submetidos a prévia entrevista sobre seu histórico de vida, pregressa e atual. Dependendo dos dados coletados a pessoa pode ser direcionada a se submeter, caso queira, a testes sobre outras doenças, como sífilis e hepatites C e B, sempre mantendo o sigilo e privacidade. No evento deste ano foram realizados, além do teste de HIV, o de hepatite C. A equipe é formada por profissionais da área da saúde do TJSP e da ONG.

        Segundo a coordenadora da SGP 4.3, Andréa Cristina Menezes Pires Correa, “iniciativas como essa e outras coordenadas pela área da saúde têm crescido a cada ano que passa”. Como exemplo, ela lembrou que o último evento, realizado em agosto passado em frente ao Fórum João Mendes Júnior, contou com a presença de pessoas de outras cidades, que foram ao local para realizar os testes. No evento de ontem foram realizados 115 testes, todos com resultado negativo.

        O representante da Barong, o educador Welton Gabriel, também destacou a receptividade de servidores e do público em geral. Segundo ele, o lema da ONG é “a Barong está presente aonde a vida acontece”. A ideia é facilitar o acesso ao teste e, por isso, a organização prioriza as campanhas em locais onde as pessoas estão trabalhando. O teste para detectar o HIV é feito via fluido oral, pela saliva e muito rápido, com o resultado saindo em aproximadamente dez minutos.

        Welton lembrou ainda que a Barong, além da testagem, investe na educação das pessoas em relação à prevenção, aplicando alguns métodos desconhecidos de grande parte da população, como por exemplo o I=I (I igual a I), que significa indetectável é igual a intransmissível. Ou, ainda, PEP (profilaxia pós-exposição sexual) e PREP (profilaxia pré-exposição sexual), com a distribuição de medicamentos visando à não contaminação por certas doenças.

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / PS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP