Comunicação Social

Notícia

Juíza Vanessa Mateus toma posse como primeira mulher a presidir a Apamagis

Integrantes do CSM prestigiaram a posse administrativa.

 

        Na manhã de hoje (8), a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) realizou, no auditório da Sede Administrativa, a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e dos integrantes do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal para o biênio 2020/2021. A juíza Vanessa Ribeiro Mateus, o desembargador Miguel Petroni Neto e o juiz Thiago Elias Massad tomaram posse nos cargos de presidente, 1ª vice-presidente e 2º vice-presidente. O evento contou com a presença de diversos magistrados do Judiciário paulista.
        Além da presidente eleita, compuseram a mesa de honra o ex-presidente da Apamagis e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Fernando Figueiredo Bartoletti; e os desembargadores que integram o Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo: Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente), Luis Soares de Mello (vice-presidente), Ricardo Mair Anafe (corregedor-geral da Justiça), os presidentes Guilherme Gonçalves Strenger (Seção de Direito Criminal), Paulo Magalhães da Costa Coelho (Seção de Direito Público) e Dimas Rubens Fonseca (Seção de Direito Privado).
        Na abertura da cerimônia, Fernando Bartoletti destacou que o trabalho realizado pela Associação não é do presidente, mas de todo o corpo de direção, com união e dedicação. “A união será o alicerce de todo trabalho que vem pela frente”, disse. Após a assinatura do termo de posse pelos eleitos e pelos nomeados pela nova presidente, o desembargador Geraldo Pinheiro Franco exaltou o trabalho da Apamagis e reafirmou a união com o TJSP em atuação conjunta diante de assuntos afetos à Magistratura paulista. “Teremos um biênio extraordinário, de mútua ajuda e dedicado a estreitar laços entre a Associação e o Tribunal”, enfatizou. “A Apamagis é uma associação que nos ampara em momentos delicados de nossas vidas e de nossa carreira, dando-nos um porto seguro. E, agora, mais uma vez, segue em mãos competentes, seguras e responsáveis”, elogiou o presidente.
        A juíza Vanessa Mateus, primeira mulher a presidir a Apamagis e eleita em votação recorde, alegou ter se surpreendido positivamente com o feito. “Quando começou a se cogitar uma candidatura minha, uma das questões que se levantou foi eu ser juíza de primeiro grau e mulher, o que nunca ocorreu na história da Apamagis e, portanto, não sabíamos como isso seria acolhido no seio da magistratura”, contou. “Diante da união que houve em torno da minha candidatura, não enfrentei qualquer oposição e essa votação recorde trouxe a segurança de que sou, de fato, representante dos magistrados de São Paulo.”
        A presidente eleita, que foi 1ª vice-presidente no biênio 2018/2019 ao lado do presidente Fernando Bartoletti, declarou ter consciência da honradez dos juízes que integram a magistratura paulista, pois sabe do trabalho realizado com afinco e dedicação. “Esperem de mim uma união entre primeiro e segundo graus, um trabalho voltado ao Interior e coragem para levar os anseios dos senhores aonde quer que eles precisem chegar.”
        A cerimônia também foi marcada pelo lançamento do livro “Apamagis: 65 anos defendendo a Magistratura”, que traz a história da associação em texto e imagens, da sua fundação até os dias atuais. Ao final, o público presente prestigiou a inauguração do retrato do juiz Fernando Figueiredo Bartoletti na galeria de ex-presidentes da Apamagis.

        Comunicação Social TJSP – DM (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP